Prefeitura de Uberlândia prepara Novo Concurso 2019





Selecionados irão substituir profissionais contratados temporariamente.

A Prefeitura Municipal de Uberlândia (MG) em breve deve publicar o edital para novo concurso público que visa a contratação em diversas áreas e níveis de escolaridade. A prefeitura já deu início as preparações para a realização do certame, com a publicação no Diário Oficial, no último dia 24 de abril de 2019, da definição do nome da banca organizadora, que será a Fundep (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa).

A expectativa é que em breve já seja divulgado o número de vagas e os cargos para contratação. Segundo adiantou o prefeito de Urberlândia, Odelmo Leão, o objetivo principal será as contratações para cargos na área de educação.




Segundo informações publicadas no Diário Oficial, o concurso da prefeitura de Uberlândia deverá contar com várias etapas na avaliação dos candidatos, como provas objetivas, provas dissertativas, provas práticas e provas físicas. Espera ainda que seja realizadas mais de 40 mil inscrições.

Determinação do MP que concurso em Uberlândia seja realizado em breve e não houvesse mais contratações temporárias


O MP MG (Ministério Público de Minas Gerais) fez recomendações, em outubro de 2018, determinando que em um prazo de 60 dias (até dezembro de 2018) seja dado início a um novo concurso público. No entanto, conforme disse o órgão, a necessidade de alteração nos planos de carreira fez com que atrasassem o cronograma.

A determinação do MP para realização de novo concurso ocorreu por conta do cancelamento do último certame da prefeitura de Uberlândia, que foi realizado no ano de 2016. O concurso que era para realizar contratação efetivas de 643 profissionais, em diversas áreas, acabou levando a diversas contratações em regime temporário, sem concurso, posteriormente. Na época, o cancelamento do certame ocorreu por causa de irregularidades no edital constatadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União).

O MP determinou também que a prefeitura municipal de Uberlândia não deverá realizar novas contratações em contratos temporários para preencher vagas de cargos que são permanentes do município.

Vagas concurso anterior prefeitura de Uberlândia

O último concurso público da Prefeitura de Uberlândia aconteceu no ano de 2016, que acabou sendo cancelado. A maioria das vagas em aberto foi para a área de educação. As oportunidades eram para os cargos de: educador infantil (nível ensino médio), professor II ( de nível ensino superior). Para os cargos que exigiam ensino nível fundamental a maior parte das vagas foram para auxiliar em serviços administrativos públicos.

As vagas ofertadas no último concurso da prefeitura de Uberlândia eram para os seguintes cargos: assistente auxiliar de serviços públicos, auxiliar operacional em serviços públicos, auxiliar operacional em serviços públicos, auxiliar em saúde pública, assistente operacional em serviços públicos, agente fiscal, instrutor de línguas de sinais, assistente em saúde pública, técnico em serviço público, advogado, músico municipal, analista em desenvolvimento urbano, especialista em educação e auditor fiscal tributário.

Avaliação candidatos concurso 2016 prefeitura de Uberlândia

Os candidatos no concurso em 2016, realizado pela prefeitura de Uberlândia, foram avaliados por provas objetivas, prova de redação, prova práticas, avaliação de títulos, avaliação mental, avaliação física e avaliação psicológica, conforme cargo que estava concorrendo.

A prova objetiva, que foi aplicada para todos os cargos, contou com 40 questões, que foram distribuídas entre as matérias: Matemática, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Conhecimentos Específicos e Informática. Os candidatos para vagas na área da Educação foram avaliados ainda com questões de Fundamentos da Educação.

Adoniran Peres

Comentários