Novos Concursos no Amapá 2019





Governador do Amapá confirma novas seleções para o próximo semestre de 2019.

Novos processos seletivos de caráter público estão a caminho para o próximo semestre de 2019. Deste modo, foi recentemente anunciada, por meio do gabinete do governo do Estado do Amapá, no último dia 31 do mês de maio, a autorização de solicitação de novos certames públicos para o segundo semestre de 2019.

Entretanto, até o presente momento não foram revelados mais detalhes, mais dados referentes à quantidade de vagas, aos cargos que serão abertos, o itinerário de provas, datas, etc. A estruturação de um certame leva algum tempo.




Mesmo assim, o governador daquele Estado fez adiantar que todo este projeto está em andamento, em trâmite legal, para que sejam em breve todos oficializados em documentos de editais. A autoridade governamental, entretanto, não pode informar mais detalhes, seja sobre o número das vagas, seja sobre as datas de início e outros dados importantes, já que muito ainda precisa ser definido e qualquer dado que seja publicado neste momento pode ser desatualizado nas próximas semanas.

Apesar de ser muito cedo para garantir tudo o que se procederá, todas as pessoas interessadas poderão começar a se preparar. Quem tem o hábito de estudar para concursos e resida no Estado do Amapá, pode programar-se.


Para ser mais preciso, vamos explicar que o recente anúncio, publicado em redes sociais, se endereçou à estruturação de quatro seleções especificamente. Estão sendo contempladas áreas como a da saúde e a da educação, além de outros setores públicos onde existe necessidade de recrutamento de servidores novos, tais como o Detran AP e a Amprev.

Portanto, embora não haja maiores detalhes e dados mais definidos, está confirmado que novos concursos serão realizados naquele Estado, e tudo isso já constitui o grande incentivo para que as pessoas interessadas comecem a se preparar. São cargos para funções no funcionalismo público estadual.

Todo este incipiente roteiro de certames se deu em sessão oficial, em que o governador do estado assinou a necessária homologação de resultados finais sobre os concursos públicos na Fundação da Criança e do Adolescente, a Fcria; no Grupo Gestão Governamental e no Instituto de Administração Penitenciária, ou Iapen.

A mesma autoridade fez antecipar mais informações no sentido de deixar claro que a realização destes próximos concursos se dará em plena conformidade com a chamada Lei de Responsabilidade Fiscal, em pleno acordo com a política de planejamento prévio.

As demais áreas em que há certames previstos no Estado do Amapá seguem abaixo:

Dado que desde o início deste ano o governador daquele Estado firmou a realização de novos processos de seleção, que se darão a partir do segundo semestre de 2019, foi acrescentado que mais um setor público terá edital de concurso, que é o da área de segurança pública.

Na mesma sessão o governador do Amapá explicou que todas as prioridades incluídas no atual governo estadual e nos vindouros, durante quatro anos, abrangerão o que se pode chamar de fortalecimento e de desenvolvimento projetados sobre a economia, no sentido de garantir mais investimentos, mantendo foco principal nas já citadas áreas da saúde, da educação e da segurança pública, nas quais se darão os certames.

Sumarizando:

Por meio do governo do Estado do Amapá foi anunciado que pelo menos três novos concursos serão realizados. Estão sendo preparados investimentos para a contratação de novos servidores, que lotarão diversas áreas funcionais, sendo que estes processos de seleção se darão em áreas onde há necessidade urgente de servidores, tais como na área de saúde e de educação.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários