Novo Concurso TJ-CE 2019 – Previsão de Edital





Edital de Abertura deverá ser divulgado no segundo semestre de 2019.

Novo processo de seleção público está próximo de ter o edital definitivamente publicado.

Trata-se da recente declaração do presidente do TJ-CE, o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Foi anunciado, em uma sessão solene, desde o último dia 10 do mês de maio, um novo documento de edital, para a abertura do período de inscrições de novo certame público, que se dará neste mesmo ano de 2019, o qual será devidamente publicado ao longo do segundo semestre.




Esta confirmação se deu durante uma transmissão especial dos 100 dias de governo, nesta nova gestão.

Todo o projeto fundamental para a realização desta seleção está assinado desde o dia 1º de abril, pelo próprio presidente. A estruturação do concurso, que está em trâmite, passa por avaliação final, em análise, que é realizada por meio das empresas interessadas em participar. Existe uma expectativa de que o título da instituição, que será encarregada da função de banca organizadora, seja revelado nas próximas semanas, possivelmente nos próximos dias.


Apesar de passar por avaliação definitiva, ainda não estão disponibilizados mais dados sobre os seguintes itens:

A quantidade oficial e definitiva de postos a serem disponibilizados, porém, este processo seletivo abrangerá vagas em cargos para a função de técnico judiciário, destinado aos futuros candidatos que possuam somente formação até o ensino médio.

As funções específicas para cada vaga esperam confirmação nas próximas semanas, entretanto, o valor inicial da remuneração dentro desta carreira, na atualidade, está em 3.913 mil reais. Outro detalhe que parece estar acertado, de antemão, é o da possibilidade de formação do cadastro reserva de pessoas, junto das vagas de imediato preenchimento.

Este será uma das melhores oportunidades de certame público em aberto, neste ano de 2019. Conforme o último levantamento estatístico divulgado pelo mesmo órgão no ano de 2018, o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE) contará com um total de até 27 vagas disponibilizadas para o cargo em questão.

O histórico do anterior concurso, para provimento de cargos no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE), registra o seguinte:

Naquele evento, foi estruturado um processo seletivo, no ano de 2014, em que foram disponibilizadas em torno de 238 vagas, destinadas a postos de trabalho efetivos, dos quais 120 reservados para cargo de técnico e as demais 118 para cargo de analista. Com relação aos postos para profissionais técnicos, as alternativas estavam voltadas para as seguintes áreas: setor judiciário; no setor técnico administrativo; no setor técnico administrativo, na especialidade de desenho auxiliado via computação gráfica e no setor de técnico administrativo para a área de edificações.

A quantidade de vagas disponibilizadas naquele certame pode ser um bom presságio para a abertura de mais vagas, neste próximo concurso. Vale a pena acompanhar as próximas atualizações.

Naquele mesmo concurso público, a função de banca organizadora estava sob a responsabilidade do instituto Cespe/UnB (Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília).

A estrutura do teste abrangeu uma prova objetiva, que consistiu em um caderno contendo em torno de 80 questões de múltipla escolha, das quais 30 versando sobre os necessários conhecimentos básicos e as demais 50 questões versaram sobre os conhecimentos específicos. Além da prova objetiva, aquele mesmo processo seletivo abrangeu o teste discursivo, ou prova de redação. Neste itinerário de etapas, foi incluída a necessária avaliação de títulos e certificados, para a classificação final de cada candidato selecionado.

Este próximo concurso do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, muito provavelmente, será estruturado na mesma configuração.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários