Novo Concurso TCDF 2019 – Previsão





Certame já está na fase de elaboração do cronograma.

Novo processo seletivo público está próximo de ter seu edital publicado, provavelmente até o segundo semestre deste ano.

Trata-se do próximo certame público para provimento de cargos no Tribunal de Contas do Distrito Federal, ou TCDF. O documento de edital, segundo consta da própria casa do tribunal, está próximo de sua conclusão. A organização que estará na função de banca organizadora será o Cebraspe. O que falta para concluir todo este processo é a elaboração do necessário cronograma, que conterá todo o itinerário do concurso, apresentando as das datas de cada passo e cada fase do mesmo.




Em princípio, de acordo com os dados angariados, desde a solicitação até a autorização deste certame, a quantidade de postos efetivos a serem disponibilizados seria de 14 vagas, a serem distribuídas em conformidade com o seguinte critério:

Um cargo na função de procurador do MPC; sete cargos para a função de auditor em controle externo; três cargos para a função de analista de controle externo e as demais três vagas para cargo na função de técnico em controle externo.


Entretanto, embora pré-definida, esta quantidade de postos ainda não é suficiente para suprir a carência dos departamentos. Os gestores do órgão fizeram confirmar que este novo processo seletivo estará mais selecionando candidatos para cargos na função de técnico e de analista em controle externo.

A partir deste concurso os cargos serão distribuídos dentro do seguinte padrão:

Um cargo para a função de procurador no Ministério Público de Contas;

Um cargo para a função de auditor conselheiro substituto;

Dez cargos para a função de auditor em controle externo.

Todos os cargos em oferta nesse processo seletivo exigem que os candidatos possuam graduação superior nas respectivas áreas, ou seja, serão cobrados cursos universitários específicos.

Sobre os salários:

As remunerações iniciais são de 17.177 reais para o cargo de auditor e de 27.423 reais para o cargo de procurador. Todos são suplementados pelso benefícios garantidos por lei, e que o órgão paga, no valor de 790 reais em de auxílio-alimentação e mais 494 em auxílio-creche.

O histórico do último edital para Concurso TCDF apresenta o seguinte: Foi realizado no fim do ano de 2013, quando mais três editais estavam sendo publicados, para o mesmo certame do TCDF, abrangendo em torno de 69 cargos efetivos. A função de banca organizadora ficou sob a responsabilidade do Cespe/UnB, que havia sido previamente contratada para este fim.

A distribuição dos postos se deu da seguinte maneira:

Foram 19 vagas para a função de auditor; 12 vagas para a função de técnico e as demais 38 vagas para a função de analista. Outras vagas se destinaram aos candidatos que se enquadram no PCD (Pessoa com Deficiência). Todos os concorrentes, naquele certame, foram submetidos a todos os testes, começando pelas provas objetivas e segundo para as discursivas. Os exames objetivos constaram de um caderno de provas com questões de múltipla escolha.

De acordo com as informações consultadas da própria banca organizadora, os colaboradores do Cebraspe planejam, elaboram, aplicam e também corrigem todos os cadernos de provas objetivas e também das provas dissertativas, atuando sobre os demais tipos de exames que são necessários empreender para o correto provimento dos cargos públicos. São, portanto, as provas práticas, os necessários testes físicos e os testes de cunho psicológico. A mesma organização atende corretamente à lei federal, reservando as cotas para os candidatos afrodescendentes. Além disso, a organização também procede por meio de perícia médica, que é necessária para a confirmação das vagas destinadas aos candidatos com deficiência.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários