Novo Concurso Sesapi PI 2019 – Previsão





Seleção ainda está em elaboração e deve ser realizado no 2º semestre de 2019.

Novo concurso público está em trâmite para oficialização e publicação de edital, o qual será iniciado, muito provavelmente, no segundo semestre deste ano de 2019.

Trata-se de novo processo seletivo para provimento de cargos no órgão do Sesapi/PI, de 2019. Este novo certame segue em etapa de elaboração, devido aos necessários processos de licitação e autorização governamental.




Este concurso havia sido anunciado no mês de abril, a partir da publicação, no diário oficial daquele Estado, que uma comissão já estaria se responsabilizando pela organização deste próximo processo de seleção. Portanto, todos os interessados precisam manter-se atentos, dado que os preparativos finais estão sendo ajustados de modo a fazer divulgar, em breve, a quantidade postos efetivos a serem disponibilizados e quais cargos serão abertos. Assim que estes primeiros dados forem divulgados, será necessário apenas determinar e contratar a banca organizadora.

A comissão já está formada, sendo a banca que gerenciará o próximo certame da Sesapi/PI, de 2019, que está sendo presidida por meio do servidor Telmo Gomes Mesquita, contando com uma equipe de mais cinco servidores de diversas áreas do Estado de Piauí.


O histórico do último processo seletivo realizado, para promoção de cargos no Sesapi/PI, realizado no ano de 2017, abriu em torno de 32 postos efetivos para a carreira de médico, dentro das seguintes funções: na área de anestesiologista; na área de pediatra; na área de cirurgião pediátrico; na área de neurocirurgião; na área de neurologista; na área de neurorradiologista e de urologista.

Naquela ocasião, a função de banca organizadora ficou sob a responsabilidade do Núcleo de Concursos e de Promoção de Eventos, o Nucepe.

Recapitulando: o próximo certame público que constitui a promoção de cargos no Sesapi/PI, ou Secretaria Estadual da Saúde do Estado do Piauí, seguem em processo de estruturação, e em breve estará sendo divulgada a quantidade de vagas e os cargos a serem preenchidos.

Sobre o órgão, seguem as informações:

A SESAPI está estruturada nos seguintes Órgãos Colegiados:

O Conselho Estadual de Saúde, ou CES (PI); a Comissão de Intergestores Bipartite, ou CIB(PI); o setor da Administração Direta; o setor de Gabinete do Secretário; a área de Assessoria Jurídica; a área de Assessoria Técnica; a área de Assessoria de Comunicação Social; o departamento de Controle Interno; o departamento de Superintendência para Assistência à Saúde, ou SUPAS; o departamento de Diretoria de Unidade para Descentralização e para Organização Hospitalar, ou DUDOH; o setor de Diretoria de Unidade para Assistência Farmacêutica, ou DUAF; setor de Diretoria de Unidade para Controle, para Avaliação, para Regulação e para Auditoria, ou DUCARA.

Os Hospitais de Referência são os seguintes:

O Centro de Hematologia e de Hemoterapia do Estado do Piauí, ou HEMOPI; a Central para Regulação de Transplantes; o setor da Superintendência para Atenção Integral à Saúde, ou SUPAT; o órgão da Diretoria de Unidade para Vigilância e para a Atenção à Saúde, o DUVAS; o órgão da Diretoria de Unidade para Vigilância Sanitária, ou DIVISA; os departamentos de Coordenações Regionais da Saúde; o setor de Laboratório Central da Saúde Pública, ou LACEN; o setor de Superintendência para Gestão da Administração, ou SUGAD.

Outros departamentos são os seguintes:

O setor de Fundo Estadual da Saúde, ou FUNSAÙDE; o setor da Diretoria de Unidade para a Gestão de Pessoas, ou DUGP; o setor da Diretoria de Unidade da Administração, ou DUAD; o setor da Diretoria de Unidade para Planejamento, ou DUP e o próprio Núcleo da Infraestrutura em Saúde, ou NIS.

É necessário aguardar mais um pouco, pois em breve esse concurso terá seu edital publicado.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários