Novo Concurso Público do IPEM-ES 2019




Comissão Organizadora do Concurso já foi definida.

Novo processo de seleção, de caráter público, para o provimento de cargos efetivos está próximo de ser efetivado.

Deste modo, está tramitando em etapa de elaboração o novo certame público destinado ao provimento de cargos no Instituto de Pesos e Medidas, no Estado do Espírito Santo, ou Ipem – ES, o qual estará disponibilizando em torno de 15 postos de trabalho efetivos, a serem ocupados nos mais diversos cargos existentes no órgão.


Entretanto, para a definitiva publicação deste novo edital, ainda será necessário determinar o título da empresa ou instituição que trabalhará na função de banca organizadora, o qual deverá ser confirmado nas próximas semanas.

Legalmente instituído desde a sanção da lei número 4.780, do dia 7 de junho de 1993, o órgão atua de modo a garantir que todo produto vendido, no Estado Espírito Santo, esteja em plena conformidade com as rigorosas normas do Inmetro. Assim, o Ipem (ES) realiza frequentemente diversos tipos de operações.

Este processo seletivo havia sido sinalizado desde o mês de agosto de 2018, por meio do gabinete do governo daquele Estado, e o mesmo estará abrindo inscrições para quase todas as classes de pessoas, ou seja, com diploma de ensino médio ou diploma de nível superior de formação.


O salário inicial está no valor de 4.443 reais. A grande expectativa é a de que este próximo edital seja definitivamente publicado no mês de dezembro deste mesmo ano, embora esta situação ainda dependa de um tempo necessário para a consumação da contratação da instituição que será a banca organizadora.

Assim, para as pessoas que possuam certificado de ensino médio, este concurso contará com cerca de cinco postos efetivos no cargo de assistente de suporte e de gestão, cuja remuneração inicial está em 1.825 reais.

Com relação ás pessoas que possuam certificado de formação em nível superior, serão abertas oportunidades destinadas às seguintes carreiras:

Na função de analista de suporte e de gestão, de metrologia e de qualidade; com três postos vagos; e no cargo de agente de suporte e de gestão, de metrologia e de qualidade, com sete postos vagos.

Com relação a estes cargos, a remuneração inicial está em 4.443 reais, já acrescida do benefício do auxílio-alimentação, no valor de 300 reais. Todas as carreiras serão destinadas aos concorrentes nomeados que possuírem formação nas seguintes áreas profissionais: Na área de administração; na de ciências contábeis; na de ciências econômicas; na área de direito; na área de psicologia; na área de serviço social; na de ciência da computação; na área de engenharia da computação e na de sistema da informação.

Uma comissão multidisciplinar, que será responsável pela determinação da banca organizadora, já está oficialmente formada por um grupo servidores.

Sobre o histórico registrado no anterior concurso realizado pela Ipem Espírito Santo, seguem as informações:

Tratou-se de um processo seletivo, promovido pelo órgão, e realizado no ano de 2010, constituindo um evento no qual foram disponibilizados 42 postos efetivos, dos quais 33 se destinavam aos cargos para concorrentes de nível superior, sendo os demais nove para as pessoas com certificado de ensino médio, no caso, foram disponibilizados cargos no posto de agente fiscal, de no posto de técnico e auxiliar.

Naquela ocasião a banca organizadora ficou na responsabilidade da Ibap (RJ).

Sumarizando as informações essenciais:

Certame público para cargos no Ipem (ES), com abertura de 15 postos efetivos. Concurso público promovido pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo. Cargos para as funções de assistentes, analistas e de agentes de suporte; vencimentos iniciais em 4,4 mil.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários