Novo Concurso para Professor em Belo Horizonte (MG) 2019





Seleção oferta 225 vagas para Professores de Educação Infantil, Inglês e Geografia.

Finalmente o concurso público para área da educação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, em Minas Gerais (MG), parece estar caminhando. No ano passado, a atual gestão havia iniciado o processo licitatório para o concurso na modalidade pregão eletrônico, na época o intuito era de escolher uma banca organizadora, mas por motivos administrativos o procedimento acabou sendo adiado e suspenso, porém, agora a prefeitura retornou com os preparativos para fazer uma nova seleção.

No ano passado, a intenção era de que fossem abertas 194 vagas para professor de educação infantil, 19 vagas para professor municipal de geografia e 12 vagas para professor municipal de inglês, totalizando 225 vagas. Em Belo Horizonte a primeira carreira, de professor de educação infantil, exige curso de nível médio completo na modalidade normal, já os demais cargos de professore exigem graduação com licenciatura plena.




Segundo consta na portaria publicada no diário oficial do município, a intensão da Prefeitura de BH agora é escolher a comissão organizadora do certame. O documento infelizmente não mostra o número e nem quais serão as oportunidades, porém, revela que o concurso terá chances para bibliotecário escolar e professor de educação infantil. O possível próximo passo para a realização do certame será o início do processo para escolher uma nova banca organizadora. A expectativa é de que o edital, com todas as informações para os interessados, seja publicado ainda em 2019.

Sobre a Comissão organizadora do concurso em Belo Horizonte

Segundo a informação do Diário Oficial, o grupo responsável por administrar o concurso é composto por César Eduardo de Moura, Vânia Gomes Michel Machado Daniela Cristina de Melo e Silva, Ângela Maria R. Vilas Boas Leite, Adriana Pedroso Martimiano e Ricardo José Mirand. Todos esses nomes são representantes da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Além desses, o grupo ainda tem membros da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SMPOG), que são os seguintes: Débora dos Santos Cinthia Soares Gonçalves e Walmir Vicente das Chagas.


Sobre a última licitação

No documento de licitação que foi suspenso, constava que no concurso da Prefeitura de Belo Horizonte os profissionais de educação infantil receberiam salários de R$ 1.451,93 e os que exigem nível superior receberiam um salário de R$ 2.252,42. A jornada de trabalho para ambos dos cargos corresponde a 22h30min por semana.

No cronograma da seleção dizia que, logo após firmado o contrato com a banca organizadora, o edital precisaria ser elaborado em no máximo oito dias úteis; sendo que o mesmo passaria por uma avaliação que duraria no máximo dois dias úteis. Estando aprovado, o edital seria publicado em cinco úteis. A expectativa é que o cronograma siga de maneira igual nessa nova retomada.

No ano passado a Prefeitura de Belo Horizonte acreditava que cerca de 16.000 inscritos fariam a prova, tomando como base o concurso anterior. A seleção teve 635 inscrições em inglês, 2.848 inscrições em geografia e 13.022 inscrições em educação infantil.

Sobre Prefeitura de Belo Horizonte

O município de Belo Horizonte, assim como qualquer outro, é uma circunscrição territorial que tem personalidade jurídica e atua com certa autonomia administrativa, sendo os municípios as menores unidades autônomas da Federação.

Atualmente a prefeitura de Belo Horizonte é gerida por Alexandre Kalil, tendo como vice-prefeito Paulo Lamac. A prefeitura conta com a seguintes secretarias: Assistência Social, Segurança Alimentar E Cidadania; Controladoria-Geral Do Município; Assuntos Institucionais E Comunicação Social; Desenvolvimento Econômico; Cultura; Esportes E Lazer; Educação; Fazenda; Obras E Infraestrutura; Governo; Meio Ambiente; Política Segurança E Prevenção; Urbana; Procuradoria-Geral Do Município; Planejamento; Saúde.

A Secretaria de Educação, que responsável pelo concurso que estamos noticiando aqui, administra mais de 500 estabelecimentos e conta com mais de 200 mil alunos, que são divididos em educação infantil, educação fundamental e EJA.

Gabriel Bem

Comentários