Novo Concurso do CREA-TO 2019 – Previsão





Inscrições deverão ter início no segundo semestre deste ano.

A sudeste da Região Norte do Brasil, novo processo de seleção de caráter público está sendo organizado.

Trata-se de ato promovido pelo órgão do Conselho Regional de Engenharia e de Agronomia do Estado do Tocantins (Crea-TO). Está sendo iniciado o processo de preparação a realização do novo concurso público, naquela região.




Deste modo, a comissão que vai reger este próximo certame já está constituída e segue trabalhando em todos os preparativos, por exemplo, na determinação e contratação da instituição que será a banca organizadora, a qual deverá, em breve, ser anunciada ao público. Estas ações prévias são necessárias no sentido de manter firme a meta de publicar o próximo documento de edital para abertura oficial do período de inscrições, que deverá ocorrer até meados do segundo semestre deste mesmo ano.

Entre outras poucas informações que foram divulgadas, o valor das remunerações dos cargos, pagas pelo conselho variam entre 1.506,96 e 6.719,60 reais. São cargos para várias classes de profissionais.


Outras informações abrangem o seguinte:

Será estruturada a solicitação de 30 a 40 postos efetivos, dentro de um rigoroso critério de seleção, já que, atualmente, a instituição está com 40 servidores contratados em regime temporário, os quais ocupam cargos sem haverem prestado concurso público.

Entretanto, este conjunto de vagas deverá ser em breve oficializado e divulgado, assim como os respectivos cargos a serem preenchidos e funções a serem exercidas, como também a distribuição de oportunidades por meio das respectivas opções.

Esta comissão de concurso tem como presidente o servidor Carlos Benedito Adorno, e na função de vice-presidente o servidor Michael Francis Rocha, na função de secretária está a servidora Virgínia Borges de Oliveira.

História:

O órgão do Conselho Regional de Engenharia e de Agronomia do Estado do Tocantins (Crea-TO), consiste em uma autarquia em nível federal, para serviços de fiscalização sobre o exercício das seguintes profissões: setor de Engenheiros; setor de Agrônomos; setor de Geólogos; setor de Geógrafos; setor de Meteorologistas; setor de Tecnólogos e no setor de Técnicos de Segundo Grau, dentro das modalidades acima mencionadas. Este órgão está dotado de personalidade jurídica no direito público, cuja sede principal e foro estão localizados no município de Palmas, com jurisdição válida por todo o Estado, munida de atributos para defender a sociedade no que se refere à qualidade, a ética e, sobretudo, no poder de coibir a prática de qualquer exercício ilegal dentro desse rol de profissões.

Portanto, o Crea-TO, por meio de seus gestores, exerce um papel institucional fundamental, em primeira e segunda instância, de modo a orientar e a fiscalizar todo exercício profissional nesta área, estabelecendo verificação e valorizando a prestação de serviços legais e éticos pelas profissões do Sistema Confea – Crea.

O histórico do processo seletivo anterior registra o seguinte:

Aquele certame público, para provimento de cargos no Conselho Regional de Engenharia e de Agronomia do Estado do Tocantins, foi realizado no ano de 2012, sendo que foram disponibilizados 19 postos efetivos, voltados para diversos cargos. Naquela ocasião, a função de banca organizadora ficou sob a responsabilidade da instituição MS Concursos.

As vagas estavam reservadas para os seguintes cargos:

Na função de administrador; função de analista jurídico; função de agente administrativo; função de agente de fiscalização; função de agente de portaria; função de analista de sistemas; função de auxiliar administrativo; função de auxiliar de manutenção; função de auxiliar de serviços gerais; de contador; de motorista; de profissional do sistema Crea-Confea; na função de técnico de informática e de telefonista.

Certamente, o novo concurso estará abrindo vagas nas mesmas categorias.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários