Novo Concurso Diplomata 2018 – Previsão



Edital da seleção deverá ser divulgado ainda neste mês de junho.

Nos dias atuais, existem diferentes tipos de processos seletivos. Em especial, têm-se processos de contratação que chamam atenção ao alto valor pago para os aprovados. Consequentemente, este tipo de seleção costuma ser bastante rigorosa em todas as suas etapas. Devido a isso, as organizações que oferecem este tipo de vaga precisam organizar muito bem todas as fases de processos seletivos como este. E este é justamente o caso do Ministério das Relações Exteriores, o MRE. O órgão está no processo de organização de seu novo concurso público que tem como objetivo oferecer vagas para futuros diplomatas. Veja agora todas as informações a respeito deste novo certame que ainda não teve o edital divulgado.

Em que fase se encontra o concurso público do Ministério das Relações Exteriores

Segundo o que foi informado pelo MRE, o órgã o está na fase de selecionar uma nova banca organizadora, que será a responsável por este novo certame. Anteriormente, o Ministério das Relações Exteriores firmou parcerias com o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos, a Cebraspe. A relação entre as duas entidades na organização de concursos acontece há mais de uma década. Entretanto, a cada novo concurso é necessário uma avaliação de diferentes bancas. Isso significa que o MRE pode ou não ainda manter a parceria com a Cebraspe. A expectativa é que o anúncio da banca organizadora aconteça o mais rápido possível.



Este comunicado é importante por um segundo motivo, pois assim que ele for realizado, o edital do certame vai ser publicado para que todos os interessados tenham acesso ao documento e consequentemente fiquem informados sobre todas as informações a respeito do concurso.

As informações já divulgadas até o momento sobre este certame

Como mencionado anteriormente, este processo de contratação vai oferecer vagas para pessoas que desejam conseguir uma vaga na função de diplomata. Para esta nova edição, vão ser oferecidas 30 vagas e todas são para contratação imediata. Além disso, desse total de oportunidades uma porcentagem vai ser destinada a candidatos negros e portadores de necessidades especiais.

Os novos diplomatas vão ter uma remuneração de R$ 17.393, 40. Além disso, eles vão ter direito a uma bolsa no valor de R$ 458,00 referente a auxílio-alimentação. Em relação, a outros benefícios, o MRE não divulgou nenhuma informação por enquanto. Outros dados referentes ao certame só vão ser de conhecimento público quando o edital for divulgado.



Sobre o último concurso público realizado pelo Ministério das Relações Exteriores

Instituiç ões como o MRE costumam realizar novos processos seletivos com base em processos admissionais antigos. O último certame realizado pelo órgão aconteceu em 2016. Devido a isso, é importante avaliar alguns pontos do edital do ano retrasado e que podem ser muito semelhantes ao documento que vai ser publicado em 2018.

Primeiramente, as pessoas que desejam um cargo de diplomata devem ter formação a nível superior e também estar em dia com obrigações públicas (eleiçã o, exército). Além de possuir nacionalidade brasileira.

Já em relação ao processo seletivo, a expectativa é que os inscritos para a prova de 2018 sejam avaliados em três fases, assim como aconteceu em 2016. Há dois anos, os candidatos participaram das seguintes etapas:

Primeira etapa: prova de múltipla escolha contendo 73 questões com os seguintes temas: Direito Internacional Público, Noções de Direito, Noções de Economia, Geografia, Política Internacional, História Mundial, História do Brasil, Língua Inglesa e Língua Portuguesa.

Segunda etapa: avaliação escrita contendo perguntas de Língua Portuguesa.

Terceira etapa: teste escrito abordando as seguintes temáticas: Direito Internacional Público, Noções de Direito, Noções de Economia, Política Internacional e Geografia, História do Brasil e Língua Inglesa. Nesta etapa ainda se teve uma avaliação objetiva sobre a Língua Espanhola e a Língua Francesa.

Em 2016, todas as fases foram de caráter classificatório e eliminatório e as provas aconteceram em diferentes estados do país. Para posteriores informações sobre o certame de 2018 acesse: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/. Boa sorte!

Isabela Castro.

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 0 Média: 0]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *