Novo Concurso da Polícia Civil do Piauí é Autorizado





Governo libera seleção para 190 vagas.

Nesta semana, foi autorizado pelo Governador do Piauí, Wellington Dias (do PT) a realização do concurso público da Polícia Civil do Estado, visando preencher 190 vagas disponíveis. Este anúncio aconteceu depois de uma reunião com Fábio Abreu, Secretário de Segurança, com Merlong Solano, o secretário de governo, e com Riedel Batista, o delegado geral. Está previsto que as provas deverão ser aplicadas ainda este ano.

Segundo informa o secretário de governo, Merlong Solano, a segurança do estado é algo fundamental, todavia, das 190 vagas oferecidas, metade delas se destinará ao cadastro de reserva. De acordo com o secretário, o governador deu autorização para que seja feito concurso para 120 policiais civis, 10 escrivães da Polícia Civil, 20 delegados e 40 peritos. Essas vagas foram definidas e divulgadas no final da reunião.




Por outro lado, o governo não deu informações acerca da estimativa de quantos profissionais irão deixar a Polícia Civil, contudo, é fato reconhecido que há necessidade de preenchimento das vagas em aberto.

Ainda de acordo com o secretário do governo, existe uma rotatividade dentro desse setor e muita gente acaba prestando concursos para diversas áreas, também existem diversos policiais que estão se aposentando e é preciso que seja reposto o quadro, tendo em vista que recursos humanos constituem fator relevante em qualquer política pública.


Para Fábio de Abreu, secretário de Segurança, visando à busca por reduzir o impacto do número de policiais que saem da corporação, existe um projeto de lei que será apresentado na Assembleia Legislativa e que permitirá o retorno de aposentados. De acordo com o secretário, tendo em vista tal possibilidade que não é real, o governador do estado implantou que a Polícia Civil possa dispor do mesmo sistema que a Polícia Militar, ou seja, o policial pode voltar caso quiser.

A Secretaria de Segurança Pública será o órgão responsável por escolher a banca examinadora responsável pelo concurso, bem como cuidará do andamento do processo de seleção. No que se refere à data da prova, a estimativa do governo é que ocorra ainda este ano.

Fique atento ao lançamento dos editais e prepare-se para o processo seletivo.

Iris Gonçalves

Comentários