Novo Concurso CRC-BA 2019 – Previsão de Edital




Órgão inicia seleção da empresa que será responsável pela execução do concurso.

Novas oportunidades de concursos públicos estão tramitando em solicitação pelo governo, neste segundo semestre de 2018, que avança para o quinto mês.

Entre os setores públicos que estão em fase de preparação de novo processo seletivo está o órgão do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, o CRC-BA, que está prestes a realizar um novo concurso público, nos próximos meses. Este departamento, por meio de seus gestores, iniciou recentemente os preparativos para o evento e já lançou mão do chamado Pregão eletrônico, que consiste uma modalidade licitatória, muito utilizada pelo governo brasileiro no sentido de contratar bens e serviços, independentemente do valor a ser estimado.


Este procedimento visa à contratação da empresa que prestará serviços de consultoria especializada na área de recursos humanos, no sentido de proceder à elaboração e na implantação de um Plano de Cargos, de Carreiras e de Salários, o PCCS, além do assessoramento técnico sobre as etapas que antecederem a realização deste novo certame.

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia foi instituído com a finalidade precípua de fiscalizar o próprio exercício da profissão de contador e da profissão de técnico na área de contabilidade. Este departamento efetua o registro de todos os profissionais de contabilidade e também das empresas de serviços contábeis. O fundamento de sua ação se direciona ao profissional que executa ou explora as atividades contábeis, assim como sobre a empresa que ele integra, garantido que o servidor ou colaborador se mantenha dentro dos padrões legais.

Assim, a empresa a ser contratada será responsável pela elaboração de um rigoroso plano de cargos, que deverá conter todas as oportunidades a serem ofertadas no próximo edital. Entretanto, será necessário um tempo de espera, pois, até que essa etapa esteja concluída, dentro das tarefas da instituição, não serão divulgadas informações a mais, seja sobre a quantidade de vagas, seja sobre as carreiras a ser contempladas.


Portanto, na medida em que forem delimitadas as oportunidades de vagas a serem disponibilizadas no próximo concurso promovido pelo CRC BA, será o momento em que o órgão iniciará a elaboração do edital. A expectativa mais certeira prevê que este processo de seleção esteja definitivamente oficializado no início do ano de 2019.

O histórico registrado no último concurso realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC-BA), realizado no ano de 2011, o conselho havia divulgado o processo de seleção com meta de preenchimento de dez postos imediatos, além da formação de cadastro reserva de pessoas, para futuras contratações.

Deste modo, todos concorrentes que possuíam certificado de ensino médio tiveram chances de disputar vagas em cargos no departamento de auxiliar administrativo e no de auxiliar de serviços gerais. Cargos estáveis e bem remunerados.

Naquela ocasião todas as vagas disponíveis para o setor de técnico em contabilidade e no setor de técnico em informática, estavam previamente reservadas aos candidatos profissionais com formação em nível médio e em cursos técnicos.

No caso dos candidatos com certificado de graduação superior, os mesmos estavam qualificados para concorrer ao posto de fiscal contador; posto de assistente técnico; cargo de advogado; posto de contador e no posto de analista de sistemas.

Este pode ser considerado um dos concursos mais aguardados desse ano, que muito provavelmente será oficializado no início de 2019.

Sumarizando as informações básicas:

O CRC-BA iniciou os preparativos para a realização de novo concurso. A expectativa mais certeira é a de que o edital oficial seja publicado no primeiro mês de 2019.

Paulo Henrique dos Santos

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 1 Média: 4]

Concursos Relacionados

Comentários