Novo Concurso CRB-6 2019 – Previsão





Edital do concurso deverá ser divulgado nos próximos dias.

É possível que os concurseiros interessados em realizar provas para vagas disponíveis em MG tenham novidades em breve. O edital do concurso público para o Conselho Regional de Biblioteconomia da 6ª Região (CRB6) de Minas Gerais deve ser divulgado em breve. Confira aqui outras informações sobre isso e saiba mais sobre os prováveis tópicos que serão abordados na prova para preparar as bases dos estudos!

Possíveis informações sobre o concurso do CRB

O concurso do CRB do estado de MInas Gerais será realizado com o objetivo de preencher vagas em dois cargos específicos, ambos, provavelmente, para trabalhar em Belo Horizonte. Um deles é o de auxiliar administrativo, para quem concluiu o ensino médio, enquanto o outro é destinado aos interessados em oportunidades de assumir um cargo de bibliotecário fiscal e exige a conclusão do ensino superior em biblioteconomia.




As remunerações previstas para esse concurso do CRB são de R$ 1.273,80 para quem for convocado a assumir a posição de auxiliar administrativo e de R$ 2.613,35 para quem ocupar o cargo de bibliotecário fiscal. Há também benefícios incluídos, como vale-refeição, vale-transporte e também plano de saúde.

Como foi o último concurso anterior do CRB de Minas Gerais

A última realização de um concurso do CRB no estado de Minas Gerais aconteceu durante o ano de 2016. Para essa ocasião, foram disponibilizadas, ao todo, 40 vagas para trabalhar como auxiliar administrativo. A banca organizadora que assumiu a responsabilidade de coordenar o processo de seleção foi o Instituto Quadrix.


Sobre a prova objetiva do CRB, ela contava com 50 questões. A divisão era a seguinte: primeiramente, havia 35 questões para a categoria de conhecimentos básicos, com 10 de língua portuguesa, 10 com tópicos de raciocínio lógico e matemático, 10 de noções básicas de informática (até aqui, todas tinham peso 1,5) e 5 de atualidades da época (com peso 2). As 15 restantes eram destinadas a avaliar os conhecimentos específicos dos candidatos na área de biblioteconomia e tinham peso 3.

Sobre o CRB que atua em Minas Gerais

A criação dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia aconteceu a partir da Lei nº 4.084, que possui a data de 30 de junho de 1962. Os Conselhos têm personalidade jurídica considerada de direito público, com autonomia nos campos administrativos, patrimoniais e financeiros.

O Conselho Regional de Biblioteconomia da 6ª Região, conhecido também como CRB6 de Minas Gerais, teve a sua criação concretizada após a publicação da Resolução CFB nº 4, que foi feita na data de 12 de julho do ano de 1966. A primeira sede desta jurisdição do CRB foi constituída em Belo Horizonte.

A Lei nº 4.084/62 instituiu a profissão de bibliotecário que, posteriormente, foi regulamentada por meio do Decreto 56.725, na data de 16 de agosto do ano de 1965. Cabe ao CRB fiscalizar o exercício do cargo do profissional que atua em bibliotecas, de modo que infrações sejam impedidas e punidas.

Com as informações que foram reunidas no texto de hoje, é possível dar os primeiros passos para estudar para o concurso do CRB de Minas Gerais e sair na frente dos outros candidatos antes mesmo da publicação do edital. Se você vai se inscrever para realizar o processo de seleção, bons estudos e boa sorte. Fique de olho na lei e no decreto que foram citados acima, pois conteúdos deles podem ser solicitados na prova.

Se souber de alguém que está à procura de um cargo público em MG e se interessa pela área de biblioteconomia, compartilhe este artigo para que a pessoa já saiba o que esperar da prova do CRB e consiga se preparar com a antecedência necessária.

Ricardo R.

Comentários