Novo Concurso Belém (PA) 2019 – Área de Educação




Seleção oferta 1.123 vagas na área de Educação.

Na Região Norte do Brasil, um novo processo seletivo de caráter público está oficialmente aberto, neste início de 2019.

Trata-se de evento promovido no Estado do Pará, no município de Belém, Capital do Estado, cujo período de inscrições iniciou a partir de dois editais para o novo certame simplificado, com meta de preencher, somando os dois documentos, em torno de 1.123 postos de trabalho temporários, destinados às funções públicas em todos os níveis de formação escolar. As remunerações atingem o valor de 6.953,87 reais.


O edital I apresenta um número de 1.002 vagas disponíveis no órgão da Secretaria Municipal de Educação, SEMEC, das quais 827 são de imediato preenchimento e mais 175 vagas para a formação do cadastro reserva de pessoas. O edital II apresenta um número de 121 oportunidades de vagas para o departamento da Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental, Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira.

Todas as pessoas interessadas em participar deste certame deverão cadastrar-se no próprio site da Prefeitura de Belém: www.belem.pa.gov.br. Para este processo de seleção não será cobrado qualquer tipo de taxa de participação. O período para inscrições inicia a partir do dia 20 de janeiro, no SEMEC, Escola Bosque.

Este processo seletivo abrange as seguintes etapas: inicia por meio da análise curricular, que será de caráter eliminatório e classificatório; seguida da comprovação dos dados registrados na inscrição, de caráter apenas eliminatório; finaliza com a entrevista, destinada somente para candidatos com nível superior, de caráter eliminatório e classificatório.


A distribuição das vagas, conforme a classe dos candidatos, segue o seguinte critério:

Os candidatos com ensino fundamental poderão concorrer ao cargo de agente de portaria, com 150 vagas; cargo de agente de serviços gerais, com 233 vagas; cargo de merendeiro, com 160 vagas e para o cargo de motorista, com 42.

Os candidatos com ensino médio poderão concorrer ao cargo de assistente administrativo, com 12 vagas e ao cargo de assistente escolar, com 10 vagas, mais 90 de cadastro reserva.

Os candidatos com nível superior poderão concorrer aos seguintes cargos:

De administrador, 4 vagas; de analista de comunicação social em relações públicas, uma vaga; de analista de sistema da informação, 4 vagas; de analista de tecnologia da informação, 4 vagas; de arquiteto, duas vagas; de bibliotecário, 3 vagas; de contador, 6 vagas; de estatístico, duas vagas; de engenheiro civil, 5 vagas; de engenheiro elétrico, duas vagas; de fisioterapeuta, duas vagas; de jornalista, 3 vagas; de psicólogo, 3 vagas de tecnólogo em gestão de recursos humanos, 3 vagas; de terapeuta ocupacional, uma vaga; de técnico pedagógico, 15 vagas mais 15 de CR e de professor nas disciplinas de ciências, 20 vagas; de artes, 14 vagas; de educação física, 25 vagas; de ensino religioso, 5 vagas; de filosofia, uma vaga; de geografia são 10 vagas; de história 7 vagas; de inglês, 17 vagas; de matemática, 17 vagas; de português, 19 vagas; de sociologia, 4 vagas; de educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental, 21 vagas mais de 70 CR.

As remunerações iniciais, pagas pela SEMEC estão entre 1.398,62 e 3.931,43 reais.

Na Escola Bosque estão sendo disponibilizadas vagas para candidatos com ensino fundamental, destinadas às funções de agente de portaria, 23 vagas; de eletricista, uma vaga; de soldador, uma vaga; de pedreiro, uma vaga; de agente de serviços gerais, 3 vagas; de merendeira, duas vagas; de auxiliar administrativo, 36 vagas e de motorista, 4 vagas.

Para candidatos com ensino médio, no cargo de assistente administrativo, com uma vaga. Para os candidatos com nível superior são vagas nos seguintes cargos:

De assistente social, uma vaga; de engenheiro agrônomo, uma vaga; de pedagogo, 5 vagas e professor nas áreas de educação física, 4 vagas de educação especial, uma vaga; de engenheiro de pesca, uma vaga; de história, duas vagas; de inglês, duas vagas; de letras, duas vagas; de matemática, duas vagas e nas séries iniciais, 28 vagas.

Os salários pagos pela Escola Bosque estão entre 1.723,31 e 6.953,87 reais.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários