Novo Concurso Amprev 2019 – Amapá Previdência





Seleção acontecerá ainda este ano. Informações sobre as vagas e início das inscrições não foram divulgadas.

No nordeste da Região Norte do Brasil, precisamente no Estado do Amapá, novo processo de seleção está sendo estruturado.

Trata-se de novo concurso público para provimento de cargos no Amprev (AP), de 2019. Este é o concurso que será promovido pelo Amapá Previdência. A solicitação foi encaminhada ao governo daquele Estado e o certame foi aprovado.




Conforme anúncio oficial saído do gabinete do governador, semana passada, este processo deverá ser realizado ainda neste ano de 2019. Entretanto, do mesmo governo saiu a notícia de que este processo seletivo está sendo avaliado, os estudos preparatórios e uma comissão ainda serão formados. Posteriormente serão divulgados mais dados sobre quais cargos serão preenchidos, quantas vagas serão disponibilizadas, provas objetivas, datas e banca organizadora.

Este próximo concurso público é parte de uma larga escala de novos processos de seleção que estão na pauta da região, de modo que serão todos oficializados muito em breve, a partir de iniciativa do próprio governo do Estado do Amapá.


Sobre a organização Amprev/AP, seguem as informações:

Estabelecida no interior da capital do estado, Macapá, precisamente às margens do Rio Amazonas, a instituição Amapá Previdência ou Amprev consiste em uma das grandes unidades de gestão do sistema que é próprio da previdência social de todos os servidores Públicos, que são os seguintes: os civis e os militares; os ativos; os inativos e os pensionistas residentes no Estado do Amapá. Este órgão foi instituído por meio da Lei nº 0448 do dia 7 do mês de julho do ano de 1999, a partir da extinção do então Instituto de Previdência do Estado do Amapá, ou IPEAP.

No interior de todo este Sistema Previdenciário do Estado do Amapá, são exercidos dois tipos de regimes:

Existe o chamado Regime Próprio dos Civis, ou RPPS, e o Regime Próprio dos Militares, ou RPPM. Estas duas instâncias estão estabelecidas conforme o que está perpetrado nas Leis nº 0915/2005 e no Nº1813/2014, de modo respectivo.

Assim, a Amapá Previdência (Amprev) está inteiramente dotada de personalidade jurídica em direito privado, atuando sem nenhum fim lucrativo, dentro de um modo de serviço social de tipo autônomo, sendo um ente de interesse coletivo, cuja finalidade principal está na cooperação junto ao poder público. Instituição que atende ao público geral, aos cidadãos e servidores, de modo a lhes garantir seus direitos.

Como está organizado este órgão?

Toda a estrutura do Amapá Previdência está subdividida em: setor de Diretoria Executiva, que é constituída de quatro centros diretores, sendo o diretor-presidente, a diretoria financeira e o departamento para atuarial, o setor de diretoria dos benefícios e o departamento para fiscalização e da diretoria dos benefícios militares. Todos esses setores atendem a cada categoria existente de servidores.

Outra parte compõe o seguinte:

Está formada do setor de Conselho Estadual de Previdência (CEP); do Órgão Colegiado e do órgão Superior para Deliberação do próprio Sistema de Previdência do Estado do Amapá; como também o Conselho Fiscal da própria Amprev; o Cofisprev (Conselho Fiscal da Amapá Previdência), que consiste em um setor de tipo consultivo e fiscalizador de todo tipo de execuções, além do chamado Comitê para Investimentos (CIAP), o qual tem por finalidade executar todo o assessoramento sobre o próprio Conselho Estadual da Previdência, em todo o processo de Gestão dos Recursos Previdenciários.

Assim, será necessário aguardar mais atualizações, nas próximas semanas, dado que o projeto tramita no interior do Estado do Amapá. As informações acima disponibilizadas apenas pretendem transmitir aos interessados a natureza deste órgão e do concurso.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários