Novo Concurso AGU 2018 – Previsão




Seleção aguarda autorização e deve ofertar vagas de nível médio e superior.

Novo concurso público está sendo encaminhado para oficialização. Trata-se da autorização que visa oficializar o certame público de 2018 para cargos na Advocacia Geral da União, AGU.

A partir do dia 30 de janeiro de 2018, a solicitação para a realização deste processo seletivo chegou à Coordenação Geral Jurídica de Recursos Humanos e da Coordenação Geral Jurídica de Assuntos Orçamentários, Econômicos e Internacionais do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, MPDG. O trâmite para a oficialização está passando por diversas alterações e avanços dentro do órgão, nestas últimas semanas, no sentido de agilizar a sanção deste concurso para este mesmo ano.


A demanda pelo processo de seleção encaminhada pelo mesmo órgão visa à disponibilização de 1.364 vagas. Em realidade, a autorização para o concurso em questão, de acordo com a própria AGU, estava previamente sancionada desde o dia 18 de julho de 2017, por meio do MPDG, com a intenção de ofertar 100 vagas. Entretanto, aquela autorização não chegou a ser efetivada ou mesmo divulgada no Diário Oficial e a solicitação para o concurso permaneceu em processo de trâmite no cerne do Ministério.

Conforme as informações angariadas da assessoria de imprensa da própria AGU, este novo processo seletivo oferecerá vagas para pessoas que possuam nível médio e nível superior de formação acadêmica. A distribuição de cargos, de acordo com os graus escolares, não está ainda definida. Os setores de trabalho serão em carreiras jurídicas do órgão. O valor dos salários, inicialmente, está em torno de 4.100 reais com relação aos cargos de ensino médio de escolaridade e 6.200 reais para os cargos que exigem nível superior de escolaridade, além das gratificações.

A quantidade de vagas gira em torno do número de 1.364 postos de trabalho, entretanto, a organização distributiva dos cargos ainda não foi divulgada. Porém, essa é a quantidade oficial de oportunidades solicitadas ao Ministério do Planejamento. A princípio, a divisão deste total de oportunidades imediatas segue o seguinte critério e necessidade: são 782 vagas destinadas aos cargos que exigem ensino médio e as demais 582 se destinam aos profissionais com nível superior de formação.


Em relação às vagas voltadas para pessoas com ensino médio, a demanda se estendeu para os seguintes cargos: Assistente Técnico Administrativo, com pedido de 349 vagas e cargo de Técnico em Contabilidade, com pedido de 433 vagas. Assim, dado os pedidos acima descritos, existe grande expectativa de oportunidades nas duas carreiras para esta nova seleção.

No que tange às vagas destinadas aos profissionais com nível superior de formação, a demanda se estendeu aos seguintes cargos: função de administrador, com 170 vagas; função de analista de sistemas, com 38 vagas; função de analista técnico administrativo, com 20; função de arquivista, com 17 vagas; função de bibliotecário com 18 vagas; função de engenheiro, com 15 vagas; função de contador, com 258 vagas; função de estatístico, com 16 vagas; função de médico, com 9 vagas; função de técnico em assuntos educacionais, com 10 vagas e função de técnico em comunicação social, com 11 vagas.

É importante frisar que está em trâmite na Câmara dos Deputados um projeto de lei, de número 6.788/17, o qual estabelece mais 3.000 vagas dentro do mesmo órgão, em que 2.000 delas se destinam ao cargo de Analista Técnico de apoio à Atividade Jurídica e as 1.000 vagas restantes se destinam à função de Técnico de Apoio à Atividade Jurídica. Com relação às vagas para o setor de técnicos, o critério de concorrência exige somente que o candidato possua ensino médio completo, cuja remuneração inicial está em torno de 4.669,35 reais, além das gratificações. Para os cargos de analistas, é necessário possuir nível superior, ofertando salário inicial de 6.985,34 reais.

Paulo Henrique dos Santos

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 34 Média: 3.1]

Comentários



1 comentário em “Novo Concurso AGU 2018 – Previsão

Comentários fechados.