Novo Concurso AGU 2018 – Banca Organizadora é Escolhida




Edital do concurso deverá ser divulgado ainda este ano.

Na primeira semana de setembro, os profissionais do Direito, assim como aqueles que estão terminando seus estudos acadêmicos na área, foram agraciados com uma excelente notícia.

A Advocacia Geral da União, a AGU, anunciou que já definiu qual a banca organizadora do seu próximo concurso público para este ano de 2018.


Com a autorização do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPGD) concedida desde o dia 14 de junho deste ano, o órgão agora avança mais um passo rumo ao processo seletivo que vai possibilitar o preenchimento de novas vagas em seu quadro de pessoal.

Para a alegria dos futuros candidatos que já estão em ritmo de preparação, no dia 4 deste mês de setembro, foi divulgado em publicação feita dno Dário Oficial da União (DOU) que a responsável pela execução de todo o processo seletivo será o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional, o Idecan.

Além de divulgar a empresa, a Advocacia Geral da União (AGU), divulgou nota informando que o total almejado de vagas para este concurso deverá ser em torno de 100 vagas a serem distribuídas de modo o mais igualitário possível entre a maioria dos estados brasileiros.


Para tal, a instituição afirma que já está em curso um levantamento prévio das necessidades de cada estado brasileiro para o número de servidores que será preciso locar em cada lugar.

Ainda segundo as informações divulgadas pela assessoria de comunicação, com este anúncio, a expectativa é que o edital do concurso seja publicado em torno do dia 14 de dezembro.

Na expectativa de quais serão os próximos passos em relação à realização do concurso, antes da publicação do edital, a AGU divulgou que ele contará com as seguintes vagas por função: contador (32), técnico em assuntos educacionais (2), técnico em comunicação social (5), administrador (48), analista administrativo ( 10), bibliotecário (1) e arquivista (2).

Se você está lendo este artigo e está querendo iniciar a sua preparação desde já, é bom ir revisando os conteúdos e não deixar para estudar somente com a publicação do edital.

Uma dica é tentar conseguir as provas de concursos anteriores, o que possibilita ao candidato já ir se familiarizando com o tipo de conteúdo que é cobrado pelo órgão.

Para a sua informação dos interessados, o último concurso realizado para o órgão foi realizado em 2014 para o preenchimento também de 100 vagas. Entretanto, elas foram destinadas somente para a cidade de Brasília e para a Secretaria de Portos da Presidência da República.

Na ocasião, além dos mesmos cargos que também serão ofertados para o próximo concurso, foram ofertadas para os cargos de analista de sistemas e de técnico em contabilidade.

A realização deste concurso faz parte de uma das antigas reivindicações por parte de alguns servidores do órgão, com o objetivo de preencher uma lacuna deixada por aqueles que já se aposentaram ou que já deram entrada neste tipo de processo.

Além disto, o ingresso de novos funcionários deverá seguir uma tendência de valorização e de fortalecimento das atividades da AGU em uma boa parte dos estados brasileiros, algo que já faz parte também das propostas defendidas pela categoria de servidores do órgão.

Portanto, se você pretende ingressar numa carreira pública e conseguir a tão sonhada estabilidade financeira e funcional, além de contar com uma remuneração considerada bastante satisfatória para as condições atuais, agora é a hora de intensificar os estudos.

Caso você já esteja em um ritmo de preparação forte, agora é o momento de começar a fazer uma intensa revisão de todo os seus conteúdos com base também no edital do último concurso. O mais importante é não desanimar e ter em mente que todo este sacrifício vai valer a pena no futuro.

Emmanoel Gomes

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 4 Média: 3.3]

Comentários