IBFC – Perfil da Banca Organizadora e Estilo da Prova





Conheça aqui um pouco mais sobre o IBFC e o seu estilo de prova.

Se você estuda para ser aprovado em concursos públicos, confira aqui informações importantes sobre o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), instituição responsável pela organização de diversos certames, entre eles o do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJ-PE).

Sobre bancas organizadoras

As bancas são empresas contratadas pelos órgãos públicos para serem responsáveis pela organização dos processos seletivos. Diante do vasto número de instituições em todo Brasil, faz-se necessário conhecer o perfil de cada banca para obter uma melhor preparação rumo à aprovação.


Cada uma tem características particulares e preferências ao cobrar certos assuntos nas provas. Assim, o candidato tem que, além de saber sobre a matéria cobrada, compreender a forma com que os examinadores colocam nas questões a fim de que tenham um bom desempenho nos exames.

Uma dica é fazer simulados com provas anteriores da banca que vai elaborar o concurso que você vai prestar. Desse modo, o concorrente à vaga ganha familiaridade com a banca que vai realizar o seu próximo certame.

Com essa prática, você pode assimilar melhor o conteúdo, sabendo como caem nas avaliações, bem como revisar a matéria.


Sobre o IBFC

O IBFC possui 8 anos de atuação no mercado. Foi formado por profissionais e executivos a fim de desenvolver projetos para jovens, crianças, adolescentes, responsabilidade social no segmento de educação. Sua missão é "despertar no jovem o desejo de sonhar e de se sentir capaz, e a partir deste sonho trilhar o caminho de sua realização, alicerçado no amor altruísta e solidário". Seus valores são: ética, integridade, transparência, capacitação, segurança e concretização.

Embora não seja muito conhecida dos estudantes de cursinhos para concursos, essa banca já organizou alguns processos seletivos. Dentre eles estão: o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o Ministério Público de São Paulo, o Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, seleções para Governos Estaduais, entre outros.

Os seus próximos concursos que estão com inscrições abertas são o TJ-PE e a Câmara Municipal de Araraquara.

Provas do IBFC

A banca faz provas objetivas e busca cobrar todos assuntos anunciados no edital. No caso do TJ-PE, por exemplo, serão 5 questões, sendo uma correta. Os quesitos apresentam casos situacionais ao ambiente de trabalho. É hábito da instituição contratar professores com doutorado e mestrado para elaborar as provas. Por esse motivo, as questões têm perfil mais acadêmico. Nas suas questões não costumam cair "pegadinhas". Mas o nível de complexidade não é elevado. Os assuntos abordados são mais elementares.

Muitos especialistas e professores da área de concursos públicos afirmam que nas disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico e matemática, o estilo da banca é semelhante ao da Fundação Cesgranrio. Em português, os assuntos mais explorados são: interpretação de textos – com destaque para crônicas, emprego de vírgula e conotação e denotação. Já na prova discursiva o candidato pode escrever sobre temas da atualidades ou sobre assuntos de conhecimentos específicos. Mas não será surpreendido o candidato que ler o edital, pois nele haverá explicitação do possível assunto cobrado.

Nesse sentido, as redações têm mais pontuação pela ortografia e coesão do que pelo conteúdo.

Nas provas de Direito Administrativo, o assunto mais cobrado é Licitação. Em segundo lugar, ficam poderes administrativos e princípios.

Com relação a Direito Constitucional e legislação específica, a organizadora exige do candidato memorização, pois cobra muito a leitura das leis.

Em assuntos em que não há consenso na doutrina ou pelos autores e teóricos renomados, a banca não costuma se aventurar e abordar nas provas.

Quem quer conferir mais informações e conhecer mais sobre o IBFC pode acessar seu endereço eletrônico.

Melisse V.

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 30 Média: 3.4]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *