Gabarito Polícia Federal 2018 – Prova de Raciocínio Lógico




Confira aqui comentários e o gabarito extraoficial da Prova de Raciocínio Lógico do Concurso da Polícia Federal 2018.

Foi divulgado, recentemente, no site Alfa Concursos, o Gabarito Extraoficial do processo seletivo promovido pela Polícia Federal, de 2018. Trata-se de alguns comentários a respeito da matéria de Raciocínio Lógico. O Concurso da PF de 2018 foi realizado há dois dias, portanto, o gabarito e a correção da prova de Raciocínio Lógico estão descritos logo abaixo.

No último domingo, dia 16 de setembro de 2018, as provas do certame em questão foram realizadas e a equipe de professores da Alfa reuniu-se para analisar alguns dos comentários desses exames.


Este texto abordará o gabarito e a correção sobre a prova de Raciocínio Lógico, ministrada no Concurso da PF de 2018. Dez questões de 51 à 60.

Análise e comentários sobre as questões de Raciocínio Lógico impressas na prova da PF de 2018:

1 – (51). Com relação às proposições Pᴧ(~Q)→(~R)… a resposta verdadeira no gabarito é: Errada. Análise e comentário: de proposição condicional para condicional a devida equivalência está na regra chamada Troca e Nega, porém, a negação desta conjunção constitui, em realidade, uma disjunção e não outra conjunção.

2 – (52). Se as seguintes 3 proposições P, Q e R são falsas… a resposta verdadeira no gabarito é: Certa. Análise e comentário: sendo estas 3 proposições falsas, a Maria é culpada e o João ou o Carlos serão, também, culpados, resultando que esta situação apresenta no mínimo 2 pessoas.


3 – (53). Sobre as proposições “P, Q e R, se se tratam de proposições simples”. A resposta verdadeira no gabarito é: Errada. Análise e comentário: neste caso, a proposição P constitui uma proposição composta.

4 – (54). Sobre a seguinte proposição: “se o Paulo é mentiroso…” a resposta verdadeira no gabarito é: Errada. Análise e comentário: o “se” e “então” estão representados simbolicamente pelo seguinte: →, e não por ↔.

5 – (55). Sobre a seguinte proposição: “se ficar comprovado que apenas…” a resposta verdadeira no gabarito é: Certa. Análise e comentário: dado o R falso, em P = V (~P = F) esta proposição composta se torna verdadeira; com o R = V está proposição composta já se tornou verdadeira.

6 – (56). Sobre a proposição “independentemente de quem seja o culpado…” a resposta verdadeira no gabarito é: Certa. Análise e comentário: construindo a tabela verdade desta proposição ela se torna inteira verdadeira, ou seja, uma mera tautologia.

7 – (57). Sobre a proposição “se os 11 passageiros estiveram…” a resposta verdadeira no gabarito é: Certa. Análise e comentário: do conjunto de 11 passageiros em B, em A teremos 20 passageiros.

8 – (58). Sobre a proposição “se dois dos 30 passageiros selecionados…” a resposta verdadeira no gabarito é: Errada. Análise e comentário: ao calcular a probabilidade – se esses passageiros só podem ser os seis que antes visitaram A e B – então temos: P = 6/30 X 5/29 = 1/29, o qual é maior do que 1/30.

9 – (59). Sobe a proposição “a quantidade das maneiras…” a resposta verdadeira no gabarito é: Certa. Análise e comentário: ao calcular um no C e outro no A ou no B, ou mesmo os dois em C – (5 x 25 + C5,2) (125 + 10 = 135).

10 – (60). Sobre a proposição “considere que, separando-se…” a resposta verdadeira no gabarito é: Certa. Análise e comentário: se a metade de 5 é exatamente 2,5, então, no mínimo, são 3 homens em C; e se a metade de 25 é exatamente 12,5, então, no mínimo, são 13 homens em A ou B; dado isso o número de mulheres chega, no máximo, a 14 (2 + 12).

As análises e os comentários foram reelaborados a partir dos comentários do professor Daniel Lustosa.

Para mais informações e atualizações acesse o site: http://blog.alfaconcursos.com.br/gabarito-pf-2018-raciocinio-logico/.

Paulo Henrique dos Santos

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 7 Média: 1.7]

Comentários