Fundação Sousândrade – Perfil da Banca Organizadora e Estilo da Prova





Confira aqui mais detalhes sobre a Fundação Sousândrade e o seu estilo de prova.

A Fundação Sousândrade faz parte da categoria de bancas de concursos. Isso significa que ela é uma empresa que consegue fazer diferentes níveis de prova, tanto escritas quanto de cunho prático, para que sejam selecionados funcionários públicos.

Apesar de esse ser mesmo o maior tipo de colaboradores que são decididos pelas suas provas, essa fundação também pode realizar o que é chamado de processo seletivo, sendo ele requerido quando empresas de grande porte querem que seus cooperadores sejam contratados também por essas provas.


Onde é que a Fundação Sousândrade atua?

As provas que são criadas por essa banca específica são aplicadas preferencialmente no Estado do Maranhão. De fato, são para as contratações para os órgãos públicos que estão nessa unidade federativa que elas são pedidas, lembrando que as suas empresas particulares também podem requerê-las.

Fundada no ano de 1982, essa instituição também realiza provas que são para áreas do Nordeste. Além das provas, é comum que as corporações dessa região solicitam a ela algumas consultorias: com elas, as empresas são direcionadas nas suas admissões.

Quais são os órgãos para os quais essa organizadora já fez provas?

Os concursos que são feitos por intermédio dessa organizadora, bem como os processos seletivos, já englobaram instituições bem famosas da área Norte e da Área Nordeste do país. O Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão é uma das companhias que já teve admissões organizadas por ela, da mesma maneira que a Empresa Maranhense de Administração Portuária e também a Prefeitura Municipal de Porto Franco.


O Serviço Autônomo de Água e Esgotos que atua no Maranhão também já se serviu dessa organizadora, lembrando que a Prefeitura Municipal de Codó e a Prefeitura Municipal de Açailândia também estão incluídas.

Mencionou-se que a maioria das companhias públicas que solicitam concursos públicos e das privadas que requerem processos seletivos ficam na parte de cima do Brasil, mas existem concursos de Goiás que também têm organização feita pela Sousândrade, como a do Corpo de Bombeiros Militares desse Estado.

Para quais níveis essa banca organizadora faz provas?

Os tipos de admissões que as empresas fazem por essa banca organizadora são diferentes e a Fundação Sousândrade abarca o ensino técnico em suas provas, por exemplo, tendo certames feitos apenas para o ensino superior e claro, questões que abarcam exclusivamente o ensino médio.

Para quando ela tem de criar certames para o ensino superior, ressalva-se que ela tem questões que são aplicáveis a todos os tipos de profissões. A razão para que essa banca tenha questões tão diversas à disposição é que ela tem um banco de perguntas, além de ter professores e diferentes especialistas que ajudam a preparar todos os certames.

Se alguma companhia pede algum concurso público, então ela usa esse banco de perguntas e descobre algumas que podem ser reformuladas e incluídas em provas novas. No caso de ser preciso que se façam mais questões, então ela busca os seus professores para que elas sejam criadas.

Estilo das provas

A Fundação Sousândrade coloca em suas provas os temas de Informática, podendo apresentar ícones diversos no papel para que os candidatos determinem a qual utilidade eles estão ligados. Outro assunto que essa fundação põe em seus certames é a Língua Portuguesa e é certo que os temas gramaticais serão mencionados por intermédio da análise de texto.

No geral, a Sousândrade inclui muitos textos, normalmente pequenos, e são nas questões dedicadas à interpretação que se abarcam os temas de sintaxe e outros. Quase todos os órgãos solicitam que se incluam perguntas legislativas e que se abarquem os conhecimentos gerais.

Confira algumas modelos aqui:

Por G.P

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 3 Média: 2.7]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *