Fundação Getúlio Vargas (FGV) – Perfil da Banca Organizadora e Estilo da Prova





Confira aqui mais detalhes sobre a FGV e o seu estilo de prova.

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) é uma banca organizadora responsável pela elaboração da prova de alguns dos principais concursos públicos do Brasil, como por exemplo, os processos seletivos do INSS e do IBGE. Esta banca organizadora é uma das mais tradicionais e respeitadas do país, se caracterizando por não seguir um padrão específico de avaliação.

Você vai participar de um concurso público organizado pela FGV? Além de estudar para o processo seletivo, você também deve se preocupar em conhecer o estilo de prova desta banca organizadora, que na maioria das vezes tem um formato imprevisível. Confira abaixo mais informações sobre a banca FGV e o seu estilo de prova:


Estilo de Prova FGV

Antes de qualquer coisa, o candidato a um exame de concurso público elaborado pela FVG deve saber que não há como prever com exatidão como é o estilo de prova desta banca organizadora, uma vez que a sua principal característica é não seguir nenhum padrão de avaliação, sendo bastante imprevisível.

Em se tratando do nível de dificuldade empregado nas provas feitas pela FGV, a fundação costuma se adaptar de acordo com o grau de exigência da instituição que a contrata. Para se preparar para uma prova elaborada pela FGV, o candidato deve procurar prestar atenção nos detalhes da prova como, por exemplo, o formato dos enunciados e quantidade de questões.

Uma das características mantidas no estilo de prova da FGV é apresentar enunciados mais longos e com textos bem elaborados, sendo compostos por muita linguagem metafórica. Por isso, durante a prova é essencial que o candidato dê mais atenção para a leitura do enunciado, buscando fazer a interpretação correta, pois do contrário isso pode prejudicar a escolha da resposta.


Disciplinas cobradas na prova elaborada pela FGV

As disciplinas cobradas nas provas feitas pela FGV variam de acordo com a área profissional do concurso público. Em relação à prova de Língua Portuguesa, os conteúdos mais cobrados são os estudos sintáticos referentes ao texto, sobre vocabulário, orações coordenadas e subordinadas, formação de palavras, uso de termos conectivos, regência e sinônimos.

Geralmente, os temas mais abordados nas provas da FGV são a política e economia. Aos candidatos é recomendado sempre dedicar um tempo para ler o material de estudo do concurso divulgado pela fundação, como por exemplo, o Conhecendo o IBGE, disponibilizado para o processo seletivo do IBGE. Também recomenda-se ler o edital detalhadamente e verificar quais são as biografias exigidas, pois elas são comumente citadas nas provas da banca organizadora.

No que tange às disciplinas de conhecimentos específicos, o candidato deve entender que as questões são realmente específicas, não há espaço para generalidades. A banca organizadora FGV cobra os detalhes solicitados no edital. Quanto às provas dissertativas, é recomendado ler muito e amplamente sobre os temas indicados. Na hora de responder estas questões, construa respostas embasadas e argumentativas, evidenciando que você não está emitindo uma mera opinião, mas sim argumentos fundamentados.

Consulte o edital

Para melhor conhecer o estilo de prova dos exames elaborados pela FGV, é de suma importância que você consulte o edital, lendo-o com cuidado e se atentando aos detalhes, pois a banca organizadora cobra em suas avaliações exatamente o conteúdo divulgado. Procure estudar para o processo seletivo se orientando pelas disciplinas, referências e as biografias cobradas no edital.

Além disso, a melhor dica para conhecer na prática o estilo de prova da FGV é se familiarizar com o formato do exame, o que pode ser feito por meio da realização de simulados, o que te permite analisar como são os enunciados das questões, os temas que são cobrados e se são feitas pegadinhas ou não. Quanto mais simulados você fizer, mais bem preparado você estará.

Simone Leal

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 16 Média: 2.8]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Um comentário sobre “Fundação Getúlio Vargas (FGV) – Perfil da Banca Organizadora e Estilo da Prova

  1. Gostaria de saber quando vão pagar por serviços prestados no enceja 2017. Até agora ninguém dá FGV da informação sobre nosso pagamento, trabalhamos na aplicação das provas e só nós pagaram 10 reais como vale alimentação, gostaria de saber quem come com esse valor? Quero receber me pagamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *