Concursos Previstos da Polícia Militar 2019





Seleções devem ofertar quase 2 mil vagas em 2019.

Com o discurso de apoio à segurança pública em alta no governo federal e nos estados, há um otimismo generalizado para os concurseiros que se preparam para editais da área. Afinal, para as promessas se tornarem atos de governo, é necessário equipar e promover admissão de pessoal para as polícias. Dessa forma, há uma grande expectativa de que haja vagas abertas em editais a serem publicados ainda neste ano.

A Polícia Militar é uma corporação que deve contar com concursos em diversos estados. Há previsão de que neste ano sejam ofertadas um total de 1,919 vagas em diferentes concursos da PM pelo país. Os postos que devem ter oportunidades abertas são os de cabo, oficial e soldado. O valor da remuneração inicial, dependendo do cargo, pode chegar a R$ 7.200,00.




Segue uma relação sobre possíveis concursos a serem abertos em 2019 para a Polícia Militar.

Polícia Militar de Santa Catarina

No estado de Santa Catarina existe a autorização para abertura de edital para provimento de um total de 1.000 vagas de soldados. Na atual etapa, é aguardada a escolha da banca organizadora do concurso. Foi aberto processo de licitação para determinar qual será a banca, porém, o pregão presencial, com início em 27 de fevereiro, não atingiu sucesso e foi anulado. Dessa forma, é aguardada a abertura de novo edital, que deverá ser divulgado em breve. É a partir da escolha da banca organizadora que se definirá a publicação do edital, bem como a data de prova e o período de inscrição.


Polícia Militar de Rondônia

Em Rondônia, na região norte do país, haverá concurso público para provimento do quadro de oficiais da PM RO. Já houve a autorização para 68 vagas, conforme divulgação feita pela Secretaria Estadual de Segurança, Defesa e Cidadania. É aguardado que o edital do certame seja publicado ainda no primeiro semestre de 2019. O cargo de oficial da PM possui requisitos, como ter ensino superior completo, idade entre 18 e 30 anos (se o candidato já for militar, esse limite se estende a 35 anos) e altura para homens de no mínimo de 1,65 m e para mulheres de no mínimo 1,60 m. O edital anterior do concurso, publicado em 2014, indicava a remuneração inicial do cargo no valor de R$ 7.257,28.

Polícia Militar do Amazonas

A Polícia Militar do Estado do Amazonas também deve ter concurso aberto em breve. Há a autorização para abertura de um total de 661 vagas. Elas estarão divididas em 601 oportunidades para o cargo de soldado combatente, 20 vagas para cabo especialista na área de saúde, 20 para o cargo de cabo especialista em música e mais 20 vagas para oficial de saúde.

Polícia Militar da Bahia

Conforme divulgado pelo governador do estado, Rui Costa, durante evento em fevereiro na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, em 2019 ocorrerá concurso para a PM BA. O anúncio reforçou a fala do próprio governador em rede social, ocorrida em janeiro, que já prometia a realização do certame. Não há previsão de quantas vagas serão disponibilizadas. O cargo de soldado da PM BA tem como requisitos possuir ensino médio completo e idade variando entre 18 e 30 anos. O candidato do sexo masculino deverá ter, no mínimo, 1,60 m de altura. As candidatas, por sua vez, devem medir no mínimo 1,55 m. É necessário ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na modalidade B ou superior.

Polícia Militar de São Paulo

Há previsão de abertura de concurso para oficial da PM SP em 2019. Na virada do ano já havia a autorização de abertura de concurso para provimento de 190 postos. Com a posse do novo governador do estado, João Doria, a decisão foi suspensa a partir de decreto que determinou que a realização de concursos serão avaliadas pela nova gestão. A previsão é que, após análise e confirmação de que o certame se enquadre no orçamento financeiro de São Paulo, o concurso seja novamente autorizado.

Por Luís Fernando Santos

Comentários