Concursos Forças Armadas 2018 – Vagas Abertas





Órgãos que compõem as Forças Armadas do Brasil estão oferecendo vagas em Concursos Públicos.

O segundo semestre de 2018 avança no tempo, e neste mês de setembro foi publicada uma notícia positiva para quem deseja ingressar em carreira militar. São quase mil vagas disponíveis pelo Exército.

O importante instrumento que é do poder militar, e responsável pela defesa da nação brasileira, constituído pelas Forças Armadas, compõe o órgão da Marinha do Brasil, o órgão do Exército Brasileiro e o órgão da Força Aérea Brasileira. Conforme o que foi exposto em um levantamento rigoroso promovido pelo site Notícias Concursos, estão à disposição em torno de 899 postos para carreiras, voltados aos candidatos que possuam ensino médio e até graduação superior. O vencimento inicial está no valor de 8.245,00 reais.


O setor das Forças Armadas atua sob a rigorosa direção, de modo superior, do próprio Ministério da Defesa, o MD, o qual é movido pela incumbência fazer orientar, fazer supervisionar e na coordenação das necessárias atividades desenvolvidas por meio dessas instituições oficiais. Entre as funções de maior importância das instituições militares estão: poder assegurar a integridade de todo o território nacional brasileiro; fazer defender os interesses verdadeiros e todos os recursos naturais, os recursos industriais e também tecnológicos que contribuem com os brasileiros; garantir a proteção dos cidadãos e dos bens em todo o país; garantir que haja soberania da nação como um todo.

Sobre a lista completa de concursos em Colégios Militares, as informações seguem abaixo:

O setor do Exército, por meio do Departamento de Educação e de Cultura, divulgou notícia de grande utilidade para todos os interessados na abertura de um novo edital de concurso público, neste caso, trata-se do Concurso Exército de 2018, o qual visa ao preenchimento de 505 vagas destinadas exclusivamente aos alunos matriculados nos Colégios Militares em todo o país.

A distribuição das vagas segue o seguinte critério: são 420 postos destinados ao 6º ano do Ensino Fundamental e os demais 85 destinados ao 1º ano do Ensino Médio.


Portanto, o Sistema Colégio Militar do Brasil, ou SCMB, está formado de 12 Colégios Militares, os quais ministram o ensino fundamental, entre o 6º e o 9º ano, e mais o ensino médio. Todos esses estabelecimentos de ensino fundamental e médio, situados em diversos Estados do território nacional, proporcionam a educação da mais alta qualidade sobre um número de 15 mil jovens.

Todas as práticas didático-pedagógicas exercidas nos Colégios Militares estão subordinadas às normas e às prescrições estabelecidas no Sistema de Ensino fundamentado pelo Exército que, ao mesmo tempo, deve obedecer à Lei de Diretrizes e de Bases da Educação Nacional, a LDBEN, que constitui a principal referência capaz de fundamentar todos os princípios e as finalidades para a educação no País.

Todas as vagas serão distribuídas em colégios militares localizados nas seguintes cidades:

No Distrito Federal, Brasília, 45 vagas; em Belo Horizonte – MG, com 55 vagas; em Curitiba – PR, com 30 vagas; em Campo Grande – MT, com 10 vagas; em Fortaleza – CE, com 40 vagas; em Juiz de Fora – MG, com 35 vagas; em Manaus-AM, com 35 vagas; em Porto Alegre – RS, com 40 vagas; em Recife – PE, com 55 vagas; no Rio de Janeiro – RJ, com 60 vagas; em Salvador – BA, com 30 vagas; em Santa Maria – RS, com 35 vagas e em Belém – PA, com 35 vagas.

Sumarizando as informações: concurso promovido pelo Exército; a banca organizadora é o Colégio Militar, escolaridade exigida é a do ensino fundamental e ensino médio; a quantidade de vagas é de 505; as inscrições seguirão até o dia 14 de setembro de 2018; a primeira fase das provas se dará no dia 21 de outubro de 2018.

Por Paulo Henrique dos Santos

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 9 Média: 3]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *