Concursos da Polícia Civil Previstos para 2019





Certames devem ofertar mais de 5 mil vagas pelo Brasil.

Com o destaque dado à segurança pública nas eleições de 2018, há grande expectativa para a realização de concursos na área neste ano. Existe a previsão de que um total de 5.090 vagas sejam disponibilizadas em editais da Polícia Civil em diferentes estados do Brasil. Os salários variam entre os cargos, podendo alcançar o valor de R$ 18 mil reais por mês. Há vagas para candidatos com nível médio completo e nível superior.

Veja abaixo possibilidades para orientá-lo nos estudos para os concursos.




Polícia Civil do Paraná

Há previsão de que haja concurso público para selecionar delegados de polícia na PC PR em 2019. Através da publicação do Conselho da Polícia Civil, de 03 de dezembro de 2018, foi feita a solicitação para o preenchimento de 35 vagas imediatas, com formação de cadastro reserva. O pedido seguiu para a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná, que irá analisar a autorização para realizar o certame.

Polícia Civil do Amazonas

A expectativa para realização de concurso da PC AM vem de 2014, quando o então governador José Melo anunciou a necessidade. A Polícia Civil, após constituir comissão, chegou ao número de 2.394 vagas, que constitui a carência do órgão. O próximo edital de concurso deverá contemplar um total de 424 postos, divididos da seguinte forma: 10 vagas para padioleiro, 16 vagas para auxiliar perito, 03 vagas para perito que atue como odontolegista, 27 vagas para perito legista, 27 vagas para perito criminal, 98 oportunidades para escrivão, 200 vagas para investigador e, finalmente, 62 vagas para delegado.


Polícia Civil do Rio Grande do Norte

Foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, pela Secretaria Estadual de Administração, a nomeação da comissão responsável por elaborar o certame da PC RN. São previstas 302 vagas no total. A comissão é a responsável por elaborar o edital do processo licitatório de escolha da banca organizadora. Após essa definição, deverá ser publicado o edital, constando a data das inscrições, provas e conteúdo pragmático.

Polícia Civil do Ceará

Após chamar a atenção de todo país com a crise de segurança pública que atingiu o estado, é provável que o governo estadual do Ceará acelere os procedimentos para realização de concurso para a PC CE. O concurso já se encontra autorizado desde 14 de agosto. A banca organizadora ainda não foi escolhida. O governador do estado, Camilo Santana, reafirmou em programa de TV, no dia 22 de fevereiro, a realização do concurso. Segundo o político, serão abertas vagas para os cargos de inspetor, escrivão e delegado. A distribuição das oportunidades não foi divulgada, mas serão um total de 1.496.

Polícia Civil do Distrito Federal

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou que o edital do novo certame para a PC DF deverá ser publicado em período entre os meses de abril e maio. Espera-se que sejam disponibilizadas um total de 1.800 vagas. Houve publicação em agosto de 2018 autorizando o preenchimento de 300 vagas do cargo de escrivão. Como agora existe a possibilidade do concurso contemplar também a carreira de agente, o número de oportunidades deverá ser maior.

Polícia Civil do Rio de Janeiro

Wilson Witzel, que assumiu o governo do estado do Rio de Janeiro em 2019, anunciou em seu primeiro mês no poder que será realizado concurso público para a PC RJ. Deverão ser disponibilizadas um total de 1.000 vagas.

Polícia Civil do Espírito Santo

No Espírito Santo já há banca organizadora escolhida para o concurso da PC ES. Trata-se do Instituto Acesso, que venceu o processo licitatório. Dessa forma, é aguardada para ocorrer em breve a publicação do edital do certame, com as datas de inscrição, da realização da prova, dentre outras informações. Serão oferecidas um total de 33 vagas para provimento da carreira de delegado da PC ES.

Por Luís Fernando Santos

Comentários