Certame oferta 102 vagas de emprego e recebe inscrições até 04 de setembro.

Para se ter sucesso na colocação de um concurso público, os participantes precisam se preparar com certa antecedência e isso não é novidade para ninguém. Dessa forma, até mesmo o processo para que órgãos ou empresas responsáveis preparem todos os processos de um certame demanda certo tempo. E para quem já está no processo de preparação, uma nova oportunidade acaba de surgir. Pois, foram divulgadas todas as informações a respeito do processo seletivo da Secretaria de Cultura do Ceará, a SECULT. São mais de 100 novos postos de trabalho. Por meio do texto abaixo, veja todos os dados.

Sobre os 100 novos postos de trabalho abertos pela Secretaria de Cultura do estado do Ceará

A SECULT existe a mais de meio século e essa é a primeira vez que o órgão cearense vai realizar um concurso público para contratar novos funcionários. Esse certame inédito vai oferecer, precisamente, 102 vagas de emprego. A banca organizadora deste processo seletivo é a Fundação Universidade Estadual do Ceará, a FUNECE. Essas oportunidades foram divididas para os seguintes cargos apresentados abaixo.

– 02 vagas para sociólogo.

– 02 vagas para arquiteto.

– 02 vagas para pedagogo.

– 02 vagas para antropólogo.

– 02 vagas para engenheiro civil.

– 02 vagas para analista de cultura em letras.

– 03 vagas para músico.

– 03 vagas para dançarino.

– 03 vagas para ator de artes cênicas.

– 03 vagas para cineasta e audiovisual.

– 03 vagas para artista plástico.

– 04 vagas para arquivista.

– 04 vagas para analista de patrimônio em conservação e restauração.

– 04 vagas para museólogo.

– 10 vagas para historiador. Sendo uma oportunidade para portador de necessidade especial (PCD).

– 17 vagas para bibliotecário. Sendo uma oportunidade para PCD.

– 36 vagas para analista de cultura. Sendo duas oportunidades para PCD.

Para todas as oportunidades os interessados precisam ter um diploma universitário correspondente à área específica. Para as vagas em analista de cultura, o candidato pode ter qualquer formação superior desde que ela atenda as normas da legislação para ocupar essa função. Uma segunda informação que compreende todos os cargos é a respeito da carga horária, ela vai ser de 40 horas semanais. Já a respeito do salário dos novos contratados da SECULT, os vencimentos podem variar entre R$ 1.343,89 a R$ 5.531,76.

Sobre os dois métodos avaliativos que vão ser usados pela SECULT para a escolha dos novos servidores

A Secretaria de Cultura do Ceará estabeleceu que os candidatos vão ser submetidos a duas provas distintas. A primeira e mais usual no mundo dos concursos públicos se trata de uma avaliação de múltipla escolha. Essa primeira prova vai ser formada por 60 perguntas contendo os seguintes temas:

– 10 questões de língua portuguesa.

– 10 questões de fundamentos de administração pública.

– 10 questões de políticas culturais.

– 30 questões de conhecimentos específicos.

Cada questão vai valer um ponto. Entretanto, as de conhecimentos específicos vão valer três pontos. Essa primeira fase acontece em 14 de outubro de 2018, na capital do estado de Ceará, na cidade de Fortaleza. A respeito dos espaços onde vai acontecer o exame, a lista vai ser divulgada na data de 11 de outubro de 2018. Essa avaliação vai ser de caráter classificatório e eliminatório. Para conferir a lista dos conteúdos abordados em cada uma das temáticas dessa primeira fase, o candidato deve acessar o edital que está disposto nesta página: http://www.uece.br/cev. Item “ANEXO VI DO EDITAL Nº 01/2018 – SECULT/SEPLAG, DE 29/06/2018” página 32.

Como especificado, anteriormente, este concurso público só vai aceitar inscrições de pessoas com curso superior. Dessa forma, como segundo método avaliativo, os inscritos vão participar de uma prova de títulos. Essa segunda etapa vai distribuir pontos de acordo com as especializações que os inscritos participaram. Confira os cursos e a pontuação:

– De 1,5 a 3,0 pontos para pós-graduação.

– 3,0 pontos para mestrado.

– 6,0 pontos para doutorado.

Para verificar as informações sobre a pontuação destinada para cada uma dessas especializações veja mais uma vez o edital. Esses dados estão no item “9. DA SEGUNDA FASE: AVALIAÇÃO DE TÍTULOS” página 18.

Inscrições para o certame da SECULT

As participações só podem ser feitas através da internet, no seguinte link: http://www.uece.br/cev. E elas devem ser feitas até a data de 04 de setembro de 2018. A taxa é de R$ 130,00.

Boa sorte!

Por Isabela Castro


Certame oferta 102 vagas de emprego para cargos de Nível Superior de ensino.

Novo concurso voltou a ser anunciado na internet. Trata-se do certame público promovido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, cujo período de inscrições está aberto. Este é o concurso público intitulado SECULT CE de 2018, cujo objetivo principal está em preencher 102 postos de trabalho.

Conforme os dados contidos no documento de edital publicado pela própria Fundação Universidade Estadual do Estado do Ceará, a FUNECE, responsável pela organização do processo seletivo, as oportunidades se destinam a 17 cargos que exigem nível superior.

Todas as provas, de acordo com edital de retificação já publicado pela banca organizadora, estão remarcadas para o dia 14 do mês de outubro de 2018, que configura uma semana antes do anteriormente previsto, no edital de abertura do concurso.

Portanto, este processo de seleção da SECULT/CE de 2018 está disponibilizando vagas para os seguintes cargos:

– No setor de Analista de Cultura, com 34 vagas; setor de Analista de Cultura, especificação em Artes Cênicas – Teatro Artes Dramáticas, com três vagas; setor de Analista de Cultura, especificação em Dança, com três vagas; no setor de Analista de Cultura, especificação em Artes Plásticas e Visuais, com três vagas; no setor de Analista de Cultura, especificação em Cinema e Audiovisual, com três vagas; no setor de Analista de Cultura, especificação em Comunicação Social e Mídias Digitais, com uma vaga; no setor de Analista de Cultura, especificação em Filosofia, com uma vaga; no setor de Analista de Cultura, especificação em Letras, com duas vagas; no setor de Analista de Cultura, especificação em Música, com três vagas; no setor de Analista de Cultura, especificação em Pedagogia, com duas vagas; no setor de Analista de Patrimônio, especificação em Arquitetura, com duas vagas; no setor de Analista de Patrimônio, especificação em Conservação e Restauração, com quatro vagas; no setor de Analista de Patrimônio, especificação em Engenharia Civil, com duas vagas; no setor de Antropólogo, com duas vagas; no setor de Arquivista, com quatro vagas; no setor de Bibliotecário, com 17 vagas; no setor de Historiador, com 10 vagas; no setor de Museólogo, com quatro vagas e no setor de Sociólogo, com duas vagas.

A remuneração inicial paga para os servidores deste órgão está no valor de R$ 5.531,76. Este valor de vencimento é muito atraente, sobretudo para quem possui as qualificações acima descritas.

O período de inscrições deste processo de seleção se dará entre as 8h do dia 24 do mês de julho, estendendo-se até às 17h do dia 04 do mês de setembro de 2018, no próprio site da organizadora: www.uece.br/cev. O valor da taxa de inscrição está estipulado em R$ 130 para todos os concorrentes.

Todas as solicitações de isenção de pagamento da taxa de inscrição deverão ser realizadas entre os dias 24, 25 e 26 do mês de julho de 2018, de acordo com as especificações contidas no edital final.

Este Concurso da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a SECULT/CE de 2018, se dará em um itinerário composto por duas etapas, conforme segue: a prova objetiva e a necessária avaliação de títulos. Todas as provas objetivas que constituem a 1ª fase do processo de seleção serão ministradas aos concorrentes no dia 14 do mês de outubro de 2018, porém, somente no município de Fortaleza (capital do Estado). Todos os locais de realização das provas serão divulgados até, no máximo, o dia 11 do mês de outubro de 2018.

Este é um dos concursos mais importantes a serem realizados no segundo semestre de 2018. Vale a pena conferir.

Por Paulo Henrique dos Santos


Secretaria da Cultura da Bahia recebe inscrições de seu processo seletivo simplificado entre os dias 15 de junho a 21 de junho de 2018.

A SECULT anuncia que prorrogou o período de inscrições de seu processo seletivo, regente através do edital 01/2018, visando à contratação de profissionais na área de Técnico de Nível Médio e Superior, sendo por caráter determinado, através do Regime Especial do Direito Administrativo.

Sendo disponibilizadas 50 vagas nas áreas e Edificações, Administrativa, Eletricidade, Jornalismo, Economia, Design Gráfico, Publicidade, Jurídica, Finanças, Recursos Humanos e Organização em Cultura.

Portanto, se você possui alguma dessas formações essa é sua grande chance de garantir uma dessas vagas.

No cargo de Técnico em Nível Médio, o salário base é no valor de 797 reais, tendo uma gratificação de 772 reais, totalizando uma média de 1.500 reais mais ou menos, tendo como carga horária de 40 horas semanais.

Já o cargo de Técnico em Nível Superior o salário base é no valor de 1.180 reais mais uma gratificação de 1.500 reais, chegando em um total de cerca de 2.700 reais, com uma carga horária de 40 horas por semana.

As inscrições deverão ser realizadas através do site selecao.ba.gov.br, do dia 15 de junho a 21 de junho de 2018.

O processo seletivo será em uma única etapa, através da avaliação curricular, e ela será de caráter eliminatório e também classificatório. Valendo por um ano, após a data de sua homologação, podendo até ser prorrogado.

Todos os contratados atuarão na cidade de Salvador – BA, tendo o Regime Especial em Direito Administrativo.

Todas as informações e o edital estão disponíveis através do link http://diarios.egba.ba.gov.br/html/_DODia/DO_frm0.html.

Acesse hoje mesmo e faça sua inscrição, podendo assim concorrer a essa ótima oportunidade de trabalho, e ingressando assim na Secretaria da Cultura do Estado da Bahia. Conseguindo assim sua tão sonhada estabilidade financeira.

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, essa será uma grande oportunidade, de ingressar em um emprego onde terá uma certa estabilidade profissional.

Já que com a grande crise financeira que nosso país enfrenta, as grandes empresas não têm conseguido manter seus trabalhadores por muito tempo. Tendo assim que dispensar em certas circunstancias alguns empregados. Com isso é muito difícil se manter em um bom emprego na situação atual de nosso país.

Por isso muitos têm buscado o caminho dos órgãos públicos. Aumentando assim a concorrência na hora dos processos seletivos. Agora mais do que nunca é muito importante se preparar da melhor forma possível para ingressar em uma dessas vagas e garantir um bom emprego e uma carreira segura.

Não deixe nunca de estudar e se capacitar profissionalmente para assim quando surgir uma boa oportunidade estar preparado para conseguir ser selecionado ingressando em um bom cargo público. Mesmo que seja em caráter temporário, pois durante o período do contrato terá uma certa segurança financeira.

Com essa instabilidade econômica do país ficou muito difícil se manter empregado, o número de pessoas desempregadas aumentou drasticamente, onde muitos estão optando por virarem autônomos, desenvolvendo práticas alternativas de gerar renda. Porém há aqueles que procuram uma estabilidade financeira, para estes com certeza os concursos e processos seletivos são a melhor opção.

Pois mesmo sendo para temporário a pessoa terá a certeza que por aquele certo período ele não será demitido trazendo assim uma certeza de suas finanças.

Se você mora em Salvador ou em alguma cidade na redondeza corra e faça sua inscrição hoje mesmo, e garanta essa grande oportunidade de conquistar sua estabilidade financeira.

Acesse o site citado acima e confira todas as informações necessárias para a inscrição e para o processo seletivo, pois essa é sua grande chance de deixar o desemprego para trás de uma vez por todas. Esse fantasma que tem assombrado muitas famílias brasileiras.

Por Ricardo Ferreira Rodrigues


Certame prevê o preenchimento de vagas temporárias para Músicos na Orquestra Sinfônica do Espírito Santo.

Quem é músico e gostaria de seguir na carreira, precisa saber que a Secretaria de Estado da Cultura, a Secult, está abrindo diversas oportunidades temporárias na Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, a Oses. Com remunerações que chegam a R$ 3.174,00 e com carga horária de trabalho de 30 horas por semana, essa é a sua grande oportunidade de obter sucesso na área.

E se você quer saber mais sobre, basta ficar ligado que nós te daremos todas as dicas necessárias para não ficar de fora. Vamos a elas.

Atribuições do cargo de músico

As principais atribuições do cargo de músico são as seguintes: comparecer em horário estabelecido com o traje uniformizado que lhe foi designado para se apresentar ou para ensaiar; atuar na programação completa da orquestra; manter o seu instrumento musical nas condições perfeitas para executabilidade; acatar as ordens dadas pela direção; executar dentro da orquestra as funções que foram definidas na composição artística de todo o conjunto; participar quando possível de alguns cursos de aperfeiçoamento; e, por fim, outras atribuições que são descritas no artigo sobre o regimento interno da OSES.

Quais as vagas disponíveis?

São muitas as vagas disponíveis e para diferentes instrumentos musicais. Sendo assim, a divisão por oportunidades ficou da seguinte forma: 2 vagas para flauta; 2 vagas para oboé; 3 vagas para clarinete; 3 vagas para trompas; 3 vagas para fagote; 3 vagas para trompetes; 1 vaga para tuba; 4 vagas para percussão; 1 vaga para harpa; 14 vagas para violinos; 5 vagas para violoncelos; 5 vagas para violas; e 4 vagas para contrabaixos.

Como faço para me inscrever?

Quem quiser se inscrever, poderá preencher o seu formulário nos sites em que ele está disponibilizado. Os endereços eletrônicos são www.secult.es.gov.br e www.selecao.es.gov.br.

Esse documento poderá ser preenchido e entregue impresso pessoalmente na sede da secretaria. O endereço da sede é na Rua Luiz Gonzáles Alvarado, número 51, Enseada do Suá, em Vitória no Espírito Santo. O horário de atendimento é das 9h às 18h.

Ainda, é possível preencher e enviar o arquivo em formato de PDF pela internet. O e-mail é o sinfonica@secult.es.gov.br. O prazo final para a inscrição e entrega de documentos é dia 7 de dezembro de 2017.

Etapas para a seleção

A seleção da Orquestra contará com diversas etapas, incluindo a inscrição, prova prática, a classificação e a chamada para contratação. A etapa prática consistirá em duas provas com execução instrumental e de caráter eliminatório e também classificatório. Esses tem o objetivo de avaliar o nível de musicalidade e interpretação, bem como o conhecimento e domínio de todas as técnicas específicas de seu instrumento.

Conforme consta no edital do processo seletivo, o primeiro teste terá a execução de uma peça determinada no programa. Já a segunda prova consistirá na execução de uma peça que é de livre escolha do candidato a vaga. Essa, todavia, não poderá ultrapassar os 10 minutos de duração e nem coincidir com uma das obras que serão indicadas no programa.

Sobre a OSES

A Orquestra Sinfônica do Espírito Santo é um dos mais importantes organismos de cultura do Estado. Criada em 1977, a partir de um projeto que foi elaborado pela professora de piano Sônia Cabral, na ocasião Coordenadora de Música Erudita na Fundação Cultural, a mesma nasceu como Orquestra de Câmara do Espírito Santo e era formada por músicos contratados da Banda de Música da Polícia Militar local e por alunos e professores da Escola de Música.

Após uma pequena fase como Orquestra Clássica, a mesma se tornou Filarmônica, até o momento de se firmar como Sinfônica no ano de 1986. Dali em diante, criou-se o quadro próprio e também específico, com um total de 125 vagas para músicos.

Por Kellen Kunz





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