Concurso TRF-3 2019 SP e MS – Previsão de Edital




Presidente do Órgão confirma realização de novo concurso público.

Recentemente, por meio da presidência do Tribunal Regional Federal da 3ª região, o TRF 3, setor que abrange os Estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, foi declarado, mais precisamente no último dia 9, ao longo de uma apresentação junto ao ministro do Supremo Tribunal Federal, que haverá o novo projeto de reestruturação sobre a primeira instância do departamento da Justiça Federal, na qual se procederá de modo que o mesmo órgão, efetivamente, tenha necessidade de promover um novo certame público, no sentido de garantir a reposição de uma parte significativa de seu quadro de servidores.

Existe urgente carência de servidores em diversos setores e ainda não há possiblidade de novas nomeações, disse. Portanto, a meta está em que o próximo edital venha a ser publicado no decorrer do ano de 2019.


Conforme o conjunto de informações angariadas junto ao próprio setor de concursos destinados aos servidores, a próxima seleção ainda tramita em fase de análise e estruturação, para a posterior determinação das vagas a serem dispostas e as áreas de atuação nas quais serão abertos os postos, embora, até o presente momento, não exista uma data específica para conclusão do processo.

Mesmo assim, este processo de seleção está sendo aguardado desde o mês de abril, em que foi anunciado por meio da coordenação da Comissão de Acessibilidade e de Inclusão do órgão. Ao longo de uma reunião com a própria diretoria do setor de Sindicato dos Trabalhadores do órgão do Judiciário Federal do Estado de São Paulo, o Sintrajud.

Naquele evento, a autoridade responsável fez adiantar a informação que o TRF estaria encarregado de reservar um valor entre 6 e 8 milhões dentro do orçamento de 2018, destinados à realização do novo processo seletivo.


Assim, a intenção da organização é a de que todos os preparativos para o próximo processo seletivo sejam iniciados em tempo hábil, dado que a validade do último grande concurso público para os mesmos cargos, realizado no ano de 2013, terminou no dia 25 de abril. Após esse período, o mesmo órgão fez realizar outro concurso, no ano de 2015, porém, somente para algumas áreas específicas no setor de técnicos e de analistas.

Embora ainda não tenham sido apresentadas maiores informações sobre os cargos e as vagas a serem elencados no novo certame público, ou seja, nenhum dos casos esteja confirmado até agora, a tendência é a de que tais cargos se destinem para as mesmas opções do concurso realizado em 2013, destinado às carreiras de técnico e de analista judiciário, previamente reservadas aos candidatos com formação em nível médio e nível superior.

Portanto, as três principais áreas prestes a formar o rol de funções a ser abertas no próximo processo de seleção, está a função de técnico judiciário, no setor administrativo, que exige apenas ensino médio; a função de analista judiciário, na área administrativa, voltada aos concorrentes que possuam formação em nível superior em quaisquer áreas; e na função de analista judiciário no setor judiciário, voltada aos concorrentes que possuam formação na área de direito.

Os valores das remunerações iniciais, na atualidade, estão em 8.178,65 reais para os servidores técnicos e em 12.852,49 reais para os servidores analistas, acrescidos do auxílio-alimentação no valor de 884 reais por mês.

Este é um dos concursos público mais aguardados neste ano. Portanto, todos os interessados deverão manter-se atualizados.

Paulo Henrique dos Santos

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 29 Média: 3.3]

Comentários