Concurso TJ-PA 2019 – Juiz Substituto





Certame contará com 50 vagas. Edital deverá ser publicado no segundo semestre deste ano.

O concurso do Tribunal de Justiça do estado do Pará (TJ-PA) deve lançar edital com 50 vagas para o cargo de juiz substituto, em que o interessado deve ter formação superior em Direito e também três anos de atividade jurídica. A remuneração inicial para a carreira é de R$ 26.156,17. A expectativa é que o edital do concurso TJ-PA seja lançado ainda no segundo semestre deste ano.

Para concorrer ao cargo, é necessário ter formação em Direito e também três anos de atividades jurídicas como, por exemplo, mínimo de cinco anos privativos de advogados em causas, função de conciliador em tribunais, atividades de mediação, entre outros. Os interessados devem começar os estudos o quanto antes, uma vez que o certame deve ser concorrido.




Último concurso TJ-PA

O último concurso para o TJ-PA ocorreu no ano de 2014, foi organizado pela Fundação VUNESP e ofereceu 60 vagas. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas na primeira etapa, prova discursiva, sindicância de vida pregressa, investigação social, além de exame de sanidade física, mental, exame psicotécnico, prova oral e também análise de título.

A prova objetiva para o concurso TJ-PA teve um total de 100 questões e que foram distribuídas entre três blocos. No primeiro, tinham as disciplinas de direito processual civil, direito civil, direito da criança e adolescente e direito do consumidor.


O segundo bloco foi composto por direito eleitoral, direito constitucional e também direito processual penal e direito penal. E em relação ao terceiro bloco, era composto por direito tributário, direito ambiental, direito administrativo e direito empresarial. Que tal começar os estudos para o concurso TJ-PA?

Concurso TJ-PA: dicas de estudo

– O edital está previsto para o segundo semestre deste ano, por isso, os interessados devem começar os estudos o quanto antes.

– Direcione os seus estudos com materiais específicos para o concurso de juiz do TJ-PA. Cuidado com livros ou apostilas que estejam desatualizadas.

– Comece estudando de acordo com o último edital que foi divulgado. Organize a sua rotina em função dos estudos e dedique-se ao máximo que puder.

– Faça um planejamento e defina quantas horas estudará diariamente. Procure separar, pelo menos, três horas por dia.

– Procure sempre dar o seu melhor, independente do tempo disponível que tem para o estudo. Lembre-se de que o conhecimento é adquirido aos poucos. Estude com interesse em compreender o conteúdo.

– Não foque apenas em teoria, mas também separe tempo para fazer revisão e resolução exaustiva de questão. Resolver exercício é fundamental para conhecer o estilo da banca, os assuntos mais recorrentes, as questões mais cobradas e manter o conteúdo na sua memória de curto/longo prazo.

– Estude acreditando no seu potencial e dê o seu melhor. Antes de estudar, reflita como a aprovação vai mudar a sua vida e o porquê deseja tanto passar. Renove as suas forças e busque sempre o seu equilíbrio.

– Estudar para concurso exige dedicação, disciplina e muita força de vontade. Lembre-se de aproveitar o seu tempo disponível para estudo no fim de semana, feriado ou qualquer outra oportunidade.

– Procure estudar no transporte para o trabalho, horário de almoço ou outros intervalos durante o cotidiano.

– Mantenha uma alimentação saudável e balanceada. Inclua frutas, verduras, legumes, entre outros itens saudáveis. Não se esqueça de separar tempo para fazer atividade física, pois isso vai ajudar a manter a boa forma, a evitar ansiedade ou nervosismo, e também vai estimular a sua memorização. Uma simples caminhada pode mudar o seu dia.

– Mantenha o foco nos estudos e acredite no seu potencial, sempre. Não desista até chegar aonde realmente deseja. Você vai aproveitar a chance e estudar para o concurso TJ-PA? Compartilhe a notícia do edital e muito sucesso no seu caminho!

Por Babi

Comentários