Concurso TJ-AM 2019 – Previsão do Edital




Edital do certame deverá sair ainda no começo do próximo ano.

Quem está de olho nos concursos públicos que estão aparecendo para o ano de 2019, precisa saber que o Tribunal de Justiça do Amazonas, o TJ/AM, tem previsões de publicação e abertura de edital referente ao seu novo certame. Com banca organizadora já totalmente definida, sendo essa o Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul, o Ieses, sabe-se que não há nenhuma possibilidade de liberação da documentação hábil até o mês de dezembro. Por isso, nós te damos todas as informações referentes às definições e processos que estão em andamento. Fique ligado que, a qualquer momento, outras alterações podem ser anunciadas e acrescentadas. Vamos a elas.

Definição das ofertas e vagas

A comissão, que foi constituída já no início do mês de julho, está a todo vapor definindo as vagas que serão oferecidas no concurso público. Por esse motivo, as mesmas ainda não foram divulgadas publicamente.


Anunciado oficialmente no dia 4 de julho, durante uma solenidade de posse para o cargo do presidente do órgão e desembargador, senhor Yedo Simões de Oliveira, foi citado também que, embora as vagas ainda não tenham sido definidas, alguns detalhes já estão acertados. Portanto, o processo de seleção contará com oportunidades para os mais diversos níveis de formação, desde o fundamental, passando pelo médio e também superior.

Há vagas tanto para o preenchimento e contratação imediata como para a formação de um cadastro reserva de pessoas. As análises sobre a demanda necessária para o certame deverá ser concluído muito em breve, podendo indicar tanto o número de cargos vagos em nível superior e médio para o provimento de concurso na capital, como também em nível médio e fundamental destinado para as comarcas localizadas no interior.

Além disso, cabe também à comissão organizadora a avaliação das disponibilidades de orçamento para a realização do concurso público, apontando quais são as atividades pertinentes a cada um dos cargos. Dessa forma, chega-se à elaboração de um projeto básico para a seleção.


Sobre a comissão

Presidida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, Yedo Simões, a comissão organizadora ainda conta com outros nomes fortes como: Alexandre Henrique Novaes de Araújo, juiz auxiliar da presidência e juiz coordenador do concurso; Messias Augusto Lima Andrade, secretário-geral administrativo do órgão e coordenador-administrativo do processo; e os demais participantes da comissão, os servidores Camila Leite, Hernan Batalha, Wiulla Garcia, Eduardo Martins, Mauro Saraiva e Cyntia Kazuko.

Conforme Messias Andrade, a primeira das medidas adotadas por essa comissão foi o levantamento de soluções e leis para a normatização do provimento dos cargos para o TJ/AM. Com essas informações, foi possível criar um cenário exato referente ao número de vagas necessárias para o concurso.

É importante lembrar que o certame terá oportunidades para todo o Estado, mesmo que em cadastro reserva.

A partir de tais definições, a comissão se reúne semanalmente para continuar e dar andamento às demais medidas administrativas necessárias para a realização de concurso, sempre sob a orientação do desembargador.

Para o concurso público do órgão, é seguido todo um rito, com consultas seguidas ao Executivo para a possibilidade das alterações em Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LDO.

Sobre o último concurso do TJ/AM

Há 3 anos que não é realizado um certame pelo Tribunal de Justiça do Amazonas. Sendo assim, o último realizado foi em 2015, sendo oferecidas 51 oportunidades destinadas para o cargo específico de notário de cartórios. Os pré-requisitos na ocasião foi de formação em nível superior na área de Direito ou, ainda, dez anos em atividade relacionada à função. Em 2013 o órgão ainda realizou um outro concurso visando ao preenchimento de outras 300 vagas, sendo essas em diversos outros cargos e para todos os níveis de formação. Nesse, foi feito também um cadastro reserva de pessoas.

A banca organizadora foi a Fundação Getúlio Vargas, FGV.

Kellen Kunz

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 3 Média: 3]

Concursos Relacionados

Comentários