Concurso TCE-GO 2019 – Previsão e Preparativos





Comissão do Concurso deve ser formada nos próximos dias.

Já estamos no mês de janeiro de 2019 e muitas pessoas aguardam pela abertura de novos concursos públicos para assim terem a chance de conseguir um trabalho que ofereça estabilidade e segurança. Pois bem, informações mais recentes apontam que o TCE do estado de Goiás está planejando realizar um novo concurso. Quer saber mais sobre esta oportunidade? Então continue lendo o artigo e fique por dentro de tudo.

É isso mesmo, o TCE –GO já deu inícios aos preparativos para poder realizar um novo certame. O primeiro passo deste processo se realizou nesta última quarta-feira, dia 16 do mês de janeiro. Dia este em que Celmar Rech, que é o atual presidente do órgão, assinou oficialmente a portaria de número 25/2019, que determina a constituição de uma comissão que se tornará responsável pelo processo de seleção de novos servidores para o órgão.




Dessa forma, uma vez definida esta comissão, esta agora fica responsável para iniciar os preparativos para o concurso, sendo o primeiro passo a realização de levantamentos das necessidades que o órgão possui.

Dessa forma, após estes levantamentos será possível a definição do quantitativo de vagas a serem disponibilizadas no certame, assim como os cargos que irão oferecer oportunidades. Também será possível fazer uma previsão segura de uma data para publicação do edital de abertura e do período designado para realização das inscrições.


Segundo algumas informações cedidas pelo órgão, há a previsão de que estes estudos chamados de preliminares possam ser concluídos em um prazo de no máximo 45 dias, com a possibilidade de que haja uma prorrogação.

Como já foi dito anteriormente, a comissão responsável pelo concurso já foi formada e tem como presidente Flávio Rodrigues, que atua como conselheiro substituto do órgão. Além dele, ainda fazem parte da comissão Cláudia de Melo Queiroz, Ana Tereza E. Siqueira, Vitor Gobato e Bruno B. Carvalho Luz, todos servidores do órgão.

O último concurso público realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás aconteceu no ano de 2014. Na ocasião foram disponibilizadas um total de 55 oportunidades, sendo elas para os cargos de Carreira de Analista de Controle Externo.

Os candidatos deste concurso precisavam possuir formação de nível superior completa, independente da área. O salário oferecido para este cargo na ocasião do concurso era no valor inicial de R$ 7.018,03. A empresa contratada para organizar e executar este concurso na época foi a Fundação Carlos Chagas, muito conhecida na área de organização de processos seletivos e concurso públicos em geral.

Ainda não se pode afirmar com precisão uma data para realização deste concurso, porém, os interessados podem ter certeza que este concurso será realmente realizado e se tudo ocorrer conforme o previsto ainda neste primeiro trimestre de 2019 novas informações devem surgir, inclusive a publicação do edital de abertura.

Nesse sentido, quem estiver interessado em prestar este concurso e se tornar um servidor do Tribunal de Contas do Estado de Goiás já pode começar a se preparar pois em razão da expectativa que existe sobre este concurso e pelo valor da remuneração paga a seus servidores, é provável que as vagas a serem disponibilizadas sejam bastante concorridas, o que se deve à atual situação do páis, que em razão de uma forte crise econômica teve o seu número de pessoas em situação de desemprego aumentado e que busca por oportunidades de trabalho que ofereçam estabilidade e segurança financeira. Sem falar que geralemnte os concursos públicos da área de tribunais são sempre muito concorridos.

Dessa forma, a recomendação é que os interessados já comecem a se preparar para a realização deste concurso. Para isso, podem recorrer a editais de concursos passados e verificar os conteúdos geralmente cobrados.

Sirlene Montes

Comentários