Concurso Sorocaba 2019 SP – Guarda Municipal





Seleção oferecerá 50 vagas com salários de R$ 2.011.

A Prefeitura Municipal de Sorocaba (SP) deverá abrir em breve as inscrições para um novo concurso público, que visa ao preenchimento de 50 vagas imediatas, para o cargo de guarda municipal. O processo de seleção foi anunciado, em resposta ao requerimento enviado pelo vereador municipal Fausto Peres, por Flávio Chaves, secretário de relações institucionais e metropolitanas da prefeitura de Sorocaba.

Segundo o Coronel Antonio Valdir Gonçalves Filho, secretário de Segurança e Defesa Civil de Sorocaba, existe também em andamento um processo licitatório na Secretaria de Licitações e Contratos com objetivo de comprar novos uniformes para todo o efetivo. Segundo ele, há também um processo em andamento que visa a locação de novos quatro veículos para utilização como viaturas.




Escolha da banca organizadora ainda a ser definida

O edital de abertura das inscrições do concurso da Guarda Municipal de Sorocaba será definido após o início dos preparativos para a escolha da banca organizadora, que está previsto para acontecer em breve.

Requisitos vagas guarda municipal Sorocaba (SP)

Entre os requisitos para o cargo de guarda municipal na Prefeitura de Sorocaba, é necessário ter ensino fundamental completo e o candidato deve ter altura mínima de 1,65m (homens) e 1,55m (mulheres).


O salário básico ofertado para o cargo de guarda municipal, segunda classe, é no valor de R$ 2.011,71. A jornada de trabalho é de 200 horas por mês.

Último concurso para guarda municipal em Sorocaba (SP)

No último concurso realizado para contratação de guarda municipal em Sorocaba (SP), realizado em 2013, foram ofertadas 60 vagas para o cargo, sendo que deste total 10 vagas foram para mulheres e 50 vagas para os homens.

Na época, todos os candidatos inscritos foram avaliados por provas objetivas que continham questões de Matemática, Língua Portuguesa, Legislação, Atualidades e Noções de Informática. Os habilitados na prova objetiva ainda foram submetidos a comprovação de altura fisica, avaliação psicológica, teste de Aptidão Física (TAF), além de exame de saúde. A validade do concurso da guarda municipal de Sorocaba (SP), realizado em 2013, foi de 2 anos e com possibilidade de ser prorrogado por mais dois anos.

Quadro da Guarda Municipal de Sorocaba atual

A prefeitura municipal de Sorocaba, cidade do interior de São Paulo, que está localizada a 87 km da capital paulista, atualmente conta com 402 guardas municipais, sendo que o contingente ativo é de 340 guardas. Desse total, atualmente 33 estão atuando fora da guarda municipal e 31 desses estão afastados por motivos de saúde. Dos 402, metade deles estão trabalhando em postos fixos e o restante são responsáveis pela prestação de serviços públicos municipais e estão atuando dentro da prefeitura em órgãos como o Conselho Tutelar.

Atribuições cargo vaga guarda municipal de Sorocaba (SP)

Entre as atribuições exercidas pelo cargo de guarda municipal, são fazer patrulhamentos e proteção em logradouros, nas vias, sob orientação, motorizado ou não. O profissionais são também responsáveis por fazer ronda de patrulhamento nas repartições públicas, nas escolas, praças e nos parques, além de comandar e orientar o trânsito para a travessia de estudantes nas vias públicas. Os guardas municipais devem dar instruções sobre educação no trânsito para os estudantes das escolas conveniadas e as escolas municipais, deverão policiar o trânsito e os eventos, deverão promover ações visando fiscalizar o trânsito e atender e orientar o público em geral, entre outras funções.

Adoniran Peres

Comentários