Concurso Seplag MG 2018 – Edital Publicado





Seleção oferta 40 vagas. Inscrições poderão ser feitas entre 20 de junho e 20 de julho de 2018.

Ainda neste primeiro semestre de 2018, mais um edital de novo certame público foi publicado. Trata-se da oficialização do período de inscrições para cargos ofertados no processo seletivo promovido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, a Seplag, no interior do Estado de Minas Gerais. São 40 postos de trabalho à disposição dentro do setor de especialista nas políticas públicas e no departamento da gestão governamental.

O critério que garante a participação neste novo concurso público é o seguinte: as pessoas interessadas em participar necessitarão comprovar a posse de diploma de ensino médio completo e a devida inscrição para o Enem de 2018. O valor do vencimento chega a 5.100 reais, levando em conta o salário base já acrescido dos 100% do direito à Gratificação de Desempenho, de Produtividade Individual e Institucional, a GDPI.


As atribuições que constituem este cargo são, de acordo com a Lei Estadual nº. 18.974/2010, as seguintes: trabalhos na formulação, na supervisão e na avaliação das políticas públicas; trabalhos no exercício das atividades relacionadas a todas as áreas no planejamento e na avaliação; trabalhos na administração financeira e na orçamentária; trabalho de contabilidade; trabalho de modernização na gestão; trabalhos na racionalização de determinados processos; trabalhos na gestão e na tecnologia de informação; trabalhos em cima dos recursos logísticos; dos recursos materiais; dos recursos humanos e em cima da administração patrimonial.

Conforme o que está registrado no edital, todos os postos de trabalho serão lotados no seio do quadro de pessoal do órgão da Seplag de Minas Gerais. O exercício do cargo se dará em qualquer das unidades administrativas dos órgãos e das entidades dessa administração direta, que é autárquica e também fundacional do Poder Executivo Estadual, de pleno acordo com o critério de alocações elaborado pela própria Seplag, no Estado Minas Gerais. Muitos desses postos poderão ser destinados às demais entidades dessa administração direta, de caráter autárquico e também fundacional do Poder Executivo Municipal e Federal, no cerne dos termos da legislação de regência existente em todos os Estado do Brasil.

O procedimento de participação nesse certame será o seguinte:


O período de inscrições se dará entre os dias 20 do mês de junho e 20 do mês de julho de 2018. O cadastro deverá ser preenchido no site da banca organizadora, a Fundação CEFETMINAS: concurso.fundacao@cefetminas.org.br. Será necessário cadastrar os números de CPF e da inscrição para o exame do Enem de 2018. A taxa foi estipulada no valor de 60 reais. O valor é acessível a todas os interessados em se candidatar.

Na primeira fase desse concurso serão ministradas as provas objetivas e a prova discursiva (redação), que correspondem ao exame do Enem de 2018, cujo caráter será eliminatório e classificatório. O candidato que não atingir um escore mínimo de 350 pontos nas provas objetivas e mais 500 pontos na prova discursiva, no exame do Enem de 2018, será eliminado da concorrência.

Já a segunda fase consistirá no processo de graduação no setor de administração pública, o qual será ministrado na Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, que é parte da Fundação João Pinheiro, e que constituirá em teste de caráter apenas eliminatório. Serão em torno de quatro a cinco anos de formação, contando com uma carga horária que totaliza mais ou menos 3.265 horas. As vantagens conferidas pelo programa serão: a gratuidade do próprio ensino e a bolsa de estudo concedida todo mês, a qual está em conformidade com um salário mínimo, a que os acadêmicos terão direito, desde que não sejam servidores públicos. Vale a pena conferir.

Paulo Henrique dos Santos

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 7 Média: 2.9]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *