Concurso SEFAZ-DF 2019 – Previsão de Edital





Documento poderá ser publicado até abril deste ano.

Muita atenção para quem está no aguardo de novas informações sobre o novo concurso público da Secretaria da Fazenda do Distrito Federal, a Sefaz DF. Isso porque, ao que tudo indica, a publicação oficial do edital para a abertura das inscrições poderá ocorrer já na próxima quinta-feira, dia 17 de janeiro.

Conforme o edital referente à licitação da escolha da banca organizadora, a liberação referente ao documento deverá ser realizado dentro de um prazo máximo de 30 dias, contando da assinatura de contrato com a empresa responsável. A assinatura foi realizada em 17 de dezembro, oficializando na ocasião o Cebraspe como a empresa responsável.




É importante lembrar também que a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, a Seplag DF, fez uma divulgação em 4 de outubro de 2018 sobre a resolução 2, que acaba por prorrogar por outros 180 dias o prazo total para que o documento tenha a sua liberação. Com isso, o prazo iria até abril de 2019.

Edital de Licitação

Independente da assinatura ou não do contrato na próxima quinta-feira, espera-se e se aposta que a mesma seja dada já antes do final deste prazo. Por isso, quem está em preparativos para a sua realização, já pode continuar focado nos estudos, já que o edital de licitação já possui uma definição sobre a realização do processo de seleção.O mesmo documento também possui um cronograma preliminar para o certame, estabelecendo a publicação de edital para as inscrições em um período de 30 dias, esse sendo contado a partir da assinatura de contrato da banca. Sendo assim, tudo indica que o mesmo terá a liberação antes do prazo que foi estipulado pela Seplag DF.


Ainda, a aplicação das provas se dará em 90 dias, contados esses a partir da data oficial da publicação de edital. Já o resultado dessa prova objetiva e da convocação para a próxima fase deverá ter a liberação em 20 dias após a liberação da lista dos aprovados na primeira etapa.

Por fim, a lista dos aprovados acontecerá 30 dias contando a aplicação dessa segunda fase.

Sobre as vagas do concurso da Sefaz DF

De acordo com informações oficiais, a seleção contará com um total de 120 oportunidades, sendo dessas 80 para a formação de cadastro reserva de pessoas e outras 40 para preenchimento e contratação imediata.

Quem quiser concorrer, precisa ter formação em curso e nível superior, independente da área de formação. A remuneração das vagas é de R$ 12.296, sendo que esse valor pode chegar a até R$ 19.173 para quem for servidor veterano com 15 anos de exercício.

Sobre o processo de seleção da Sefaz DF

Segundo o edital da licitação, o certame contará com duas provas. A primeira é de caráter objetivo com 160 questões, sendo dessas 80 sobre conhecimentos específicos e 80 de conhecimentos gerais. Já a segunda é discursiva e somente englobará as pessoas que forem convocadas, estando essas dentro dos 300 primeiros colocados, além daqueles empatados e dentro do limite e os 60 mais bem posicionados para as oportunidades destinadas exclusivamente para os portadores de alguma deficiência física.

A etapa de prova discursiva terá duas questões, sendo elas de conhecimentos específicos. Além disso, ainda haverá uma dissertação, precisando ela ter em torno de 30 a 60 linhas.

Último concurso da Sefaz DF

Há 18 anos a secretaria não realiza um concurso público do órgão. O último que se tem conhecimento foi realizado no ano de 2001, sob a organização da Fundação Carlos Chagas. Na ocasião, foram ofertadas para contratação imediata 200 vagas, tendo ainda uma complementação de cadastro para aproximadamente 20% de todos os classificados. A seleção teve provas objetivas sobre conhecimentos específicos e conhecimentos gerais.

Kellen Kunz

Comentários