Concurso SEDUC-RO 2019 – Técnico Educacional





Inscrições podem ser feitas até o dia 29 de maio de 2019.

Novo processo de seleção de caráter público está sendo aberto na região Norte do Brasil. Trata-se da abertura do período de inscrições para o próximo concurso promovido pelo Seduc (RO), ou o órgão da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia. Este processo seletivo tem por meta o preenchimento de 195 postos de trabalho temporários, os quais se destinam a cargos técnico-educacionais em nível II.

Requisitos básicos:

Todas as pessoas interessadas em participar deverão apresentar certificados dentro dos seguintes critérios: comprovante de formação em nível médio, para os acadêmicos interessados no cargo de cuidador, com 133 vagas, e para a função de intérpretes de libras, com 62 vagas. O terceiro cargo exige que o concorrente possua diploma de formação e de qualificação em língua brasileira de sinais.




Mais detalhes:

Este concurso provê cargos temporários com vencimento inicial no valor de 1.270 reais. A jornada de trabalho se dará em regime de 40 horas semanais. Como foi dito no começo, este contrato de trabalho terá validade oficial de um ano, com chance de prorrogação uma única vez, por período equivalente, computado desde a data da assinatura de vínculo empregatício.

As cidades de lotação de vagas serão os seguintes:

Este concurso da Secretaria de Estado da Educação da região de Rondônia está estruturado de modo a distribuir cargos nas seguintes regiões:


Nas Coordenadorias Regionais da Educação, tais como a da cidade de Alta Floresta do Oeste; cidade de Ariquemes; cidade de Buritis; cidade de Cacoal; cidade de Cerejeiras; cidade de Costa Marques; cidade de Espigão do Oeste; cidade de Guajará-Mirim; cidade de Jaru; cidade de Ji-Paraná; cidade de Machadinho do Oeste; cidade de Ouro Preto do Oeste; cidade de Pimenta Bueno; cidade de Porto Velho; cidade de Rolim de Moura; cidade de São Francisco do Guaporé e na cidade de Vilhena.

Sobre o itinerário deste certame, seguem as informações:

O período oficial para cadastro de inscrição se estenderá até o dia 29 deste mês de maio de 2019, e deverá ser efetuado somente por meio da internet, acessando o próprio site do órgão: www.rondonia.ro.gov.br/seduc/publicacoes. Observação importante: não será cobrado qualquer tipo de taxa para a inscrição. É inteiramente gratuita.

Este processo de seleção do Seduc (RO), ou concurso da Secretaria de Estado da Educação da região de Rondônia, será realizado em testes distintos para cada modalidade. O caderno da prova objetiva se destina aos candidatos ao cargo de cuidador; e o processo de análise dos títulos e de prova prática se destina aos candidatos ao cargo de intérprete de libras.

Portanto, a prova objetiva consistirá em um caderno composto de 40 questões tipo múltipla escolha, das quais 25 versarão sobre matéria de língua portuguesa e as demais 15 sobre matemática. Esta mesma prova será ministrada na data previamente agendada para o dia16 do mês de junho de 2019.

Com relação à prova prática em libras, a mesma será de tipo individual, com tempo de duração de 20 minutos e constituirá na explanação, do próprio candidato, sobre algum dos temas propostos no teste, e o mesmo será submetido a questionamentos por meio da comissão que compõe a banca examinadora. Estes testes são rigorosos, dado que os cargos em questão exigem muita responsabilidade e prévia competência.

O início da convocação dos concorrentes selecionados se dará a partir do dia 10 do mês de junho de 2019. Esta é uma das melhores oportunidades de se poder ingressar em uma efetiva carreira pública. Se você reside em alguma das cidades citadas, confira.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários