Concurso Secult CE 2018 – Previsão de Edital



Certame ofertará 132 vagas e terá como organizadora a Funece.

Ao norte da Região Nordeste do Brasil um novo certame público está próximo de ser oficializado e anunciado na mídia. Avançaram mais todos os preparativos para a promoção do primeiro concurso realizado por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Secult-CE. O anúncio do mesmo havia sido confirmado no dia 17 do mês de abril de 2018, pela secretaria do governador daquele Estado. Este mesmo órgão realizou, há poucos dias, a contratação da banca responsável pela organização deste certame inédito, a Funece estará encarregada como banca organizadora.

De acordo com o que foi oficial e anteriormente informado pelo governo daquele Estado, este novo certame tem por meta principal o preenchimento de 132 postos de trabalho. Entretanto, ainda não foram revelados mais detalhes sobre este mesmo processo de seleção, porém, foi divulgado, junto da informação do número de vagas, que todas as oportunidades à disposição serão distribuídas em diversas carreiras existentes, sendo que a exigência de escolaridade para concorrer abrange o nível superior completo de formação acadêmica.



Entre as carreiras que este próximo concurso visa promover aos candidatos classificados, na Secult-CE de 2018, estão cargos destinados às seguintes áreas: no setor de arquitetura; no setor de administração; no setor de audiovisual; no setor de artes cênicas; no setor de biblioteconomia; no setor de contabilidade; no setor de direito; no setor de economia; no setor de engenharia; no setor de história; no setor de letras; no setor de mídias digitais; no setor de museologia; no setor de música e no de pedagogia.

Portanto, levando em conta que a publicação do edital de certa formar urge, é muito provável que o mesmo chegue ao público no próximo mês, ou ainda nesses últimos dias do mês de junho.

Conforme a declaração publicada pelo governador, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) constitui a mais antiga secretaria na história do Brasil. São mais de 50 anos de atuação, porém, nunca houve um processo seletivo destinado a esse departamento, em especial. Deste modo, foi devidamente autorizado o primeiro concurso visando ao provimento de cargos nesse órgão do setor público. Está sendo realizada uma intensa consultoria, abrangendo todos os estudos necessários.



Desta feita, serão disponibilizados 132 postos de trabalho destinados à Secretaria da Cultura. O processo de oficialização da demanda está na Seplag e a autorização tramitará na Assembleia Legislativa para que a mesma permita realização das provas. Um certame dessa proporção e nesta categoria representa um importante passo na manutenção das raízes da cultura brasileira.

A história da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará pode ser sumarizada no seguinte:

Fundada e inaugurada por meio da lei nº 8.541, no dia 9 de agosto de 1966, o departamento desmembrou-se da Secretaria de Educação por obra, na época, do então governador daquele Estado, senhor Virgí lio Távora, cuja oficialização foi devidamente publicada no Diário Oficial do dia 10 do mês de agosto de 1966. A sua vigência se deu a partir do dia 1º do mês de janeiro do ano de 1967, com o início do governo do senhor Plácido Aderaldo Castelo.

Entretanto, com a aprovação da lei nº 8.577, no dia 30 do mês de setembro do ano de 1966, por meio do governo de Plácido Aderaldo Castelo, a qual também foi oficialmente publicada no Diário Oficial naquele mesmo dia, se deu a definitiva inauguração da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Este é um dos mais importantes concursos prestes a ser realizado no Brasil, em 2018. É muito importante conferir e manter-se atualizado sobre.

Paulo Henrique dos Santos

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 0 Média: 0]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *