Concurso Secretaria de Educação de SP 2018 – Agente Escolar




Organizadora da seleção será a CKM Serviços Ltda.

O esperado concurso público da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE/SP) deu mais um passo. Agora, a organizadora que irá elaborar o certame já foi revelada, é a CKM Serviços Ltda.

A decisão foi tomada no dia 11 de maio, após a realização de um pregão eletrônico. O certame trará 1.495 vagas para agente de organização escolar.


Agora, após a realização do pregão, o concurso público da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE/SP) entra na fase de assinatura de contrato, que deve acontecer o quanto antes, visto que a intenção é lançar o edital ainda neste mês.

O cronograma deve ser estabelecido em até três dias após a assinatura do contrato ser feita.

Assim que o edital do concurso público da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE/SP) for publicado, dentro de cinco dias as inscrições deverão começar e ficarão abertas por 30 dias. A previsão é de que as provas do certame sejam realizadas em agosto de 2018.


Prova do concurso público da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE/SP)

Os inscritos serão submetidos a uma prova de múltipla escolha com 80 questões objetivas. Cada uma delas terá cinco alternativas. Para garantir a lisura do certame, serão feitos três modelos e prova, que terão as mesmas questões, mas em ordem diferente.

Os candidatos vão ter quatro horas para terminar a prova do certame. A previsão é de que o gabarito seja liberado no dia seguinte da aplicação da prova objetiva. Depois que isso acontecer, os candidatos terão três dias para a apresentação de recursos, caso não concordem com alguma resposta das questões do concurso.

A banca organizadora terá cinco dias para análise dos recursos. A lista de aprovados deverá ser publicada em até 20 dias após esta definição.

Depois da lista de aprovados ser publicada, os concorrentes terão mais três dias para realizar o recurso, caso sintam necessidade. Os recursos vão ser analisados e, 45 dias depois, será feita a divulgação do resultado oficial do concurso público da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.

O certame será válido por dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois, caso se faça necessário.

Espera-se que mais de 180 mil pessoas se inscrevam para esta seleção.

Cargo de agente de organização escolar do concurso SEE/SP 2018

Podem se inscrever pessoas que tenham pelo menos 18 anos de idade e ensino médio completo. Além disso, é preciso ter conhecimentos básicos em informática. No início de carreira, o profissional recebe salário de R$ 1.005,79 acrescido de R$ 136,85 de abono complementar, por 40 horas de trabalho.

O selecionado poderá atuar atendendo aluno, redigindo documentos, atendendo a pais, professores e ajudando em diversas funções nas atividades de organização escolar.

O que estudar para o concurso SEE/SP

Interessados em ocupar uma das vagas já podem começar a se preparar, visto que a prova provavelmente vai acontecer no mês de agosto. O último certame foi realizado em 2012. Embora o edital ainda vá ser publicado e alterações possam ocorrer, é possível ter como base o concurso anterior para poder adiantar o estudo.

Quem fez o último concurso foi a Vunesp. Assim como neste ano, foram 80 questões com conhecimentos específicos e gerais. Foram cobrados conhecimentos de português, matemática e informática, na parte de conhecimentos gerais. Já como conhecimentos específicos foram cobradas legislações.

Sinônimos e antônimos, substantivo e adjetivo, ortografia oficial, acentuação gráfica, crase, flexão de gênero, número e grau; emprego de verbos regulares, irregulares e auxiliares, regência nominal e verbal, concordância verbal e nominal, conjugação de verbos; sentido próprio e figurado das palavras, usos e colocação pronomes, foram alguns dos temas de língua portuguesa.

Já na parte de matemática é interessante estudar equações de 1º e 2º graus, operações com números inteiros, fracionários e decimais, juros simples, regra de três simples, raciocínio lógico, razão e proporção, medidas de comprimento, porcentagem, noções de estatística.

O conteúdo completo será disponibilizado no edital do concurso público da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, que deve ser lançado ainda este mês.

Por Milena Godoy

Comentários