Concurso Seap MG 2018 – Inscrições, Vagas




Interessados poderão se inscrever até o dia 31 de outubro de 2018.

Muitas instituições utilizam concursos públicos como a forma de selecionar novas pessoas para compor o quadro de funcionários. Esse tipo de procedimento não é novidade. Mas, nos últimos anos, devido a demanda de uma instituição que costuma divergir de períodos em períodos, as organizações estão realizando certames também como forma de compor uma base para futuras contratações. Isso quer dizer que assim que novas oportunidades forem abertas, os candidatos vão sendo chamados e a empresa não precisa abrir um novo edital. Isso é uma forma de se otimizar o tempo. E uma instituição que adotou esse sistema foi a Secretaria de Administração Prisional de Minas Gerais, a Seap MG. De acordo com as informações dispostas no edital são mais de 3.500 oportunidades. Saiba agora dos detalhes principais deste certame.

Sobre as mais de 3.000 vagas de empregos abertas pela Secretaria de Administração Prisional de Minas Gerais


Como mencionado no parágrafo de introdução, são mais de 3.500 vagas. Para ser mais exato, as contratações foram divididas da seguinte maneira: 3.132 oportunidades para candidatos do sexo masculino e 868 para o sexo feminino. E todas as vagas são para a função de segurança penitenciário. Um dado de extrema importância é a divisão desses cargos, pois, Minas Gerais é um estado grande que conta com mais de 800 municípios. Dessa forma a divisão de cargos foi feito da seguinte forma:

  • 294 Poços de Caldas.
  • 141 Pouso Alegre.
  • 20 Unaí.
  • 176 Teófilo Otoni.
  • 123 Curvelo.
  • 67 Barbacena.
  • 377 Ipatinga.
  • 161 Montes Claros.
  • 114 Patos de Minas.
  • 159 Uberlândia.
  • 58 Governador Valadares.
  • 210 Divinópolis.
  • 105 Lavras.
  • 295 Uberaba.
  • 246 Juiz de Fora.
  • 118 Vespasiano.
  • 1.157 Contagem.
  • 79 Belo Horizonte.

As oportunidades listadas acima representam o número total por cidade. Para conferir a quantidade vaga para homem e mulher, basta acessar o edital que pode ser encontrado em: https://www.ibfc.org.br/concurso/concurso_selecionado/326. Essas informações estão dispostas na página 02, no item “2. DO QUADRO DE RESERVA”. Os interessados precisam ter o ensino médio completo. Os futuros funcionários da Secretaria de Administração Prisional de Minas Gerais vão ter uma remuneração fixada em R$ 4.098,45 e a carga horária, segundo o edital, é de 40 horas semanais. O contrato vai ter validade de 12 meses e pode ser estendido por mais 12 meses.

A respeito das quatro etapas do concurso da Seap MG

Os inscritos para participarem deste certame vão realizar quatro provas distintas. A primeira etapa, na verdade, vai ser desmembrada em duas fases distintas. Primeiramente, os participantes devem enviar documentos correspondentes à prova de análise de títulos. Para isso eles devem acessar: http://www.ibfc.org.br/. Neste link, eles devem responder um formulário e anexar fotos dos documentos que foram exigidos. A lista dos documentos está neste site e essa primeira parte deve ser feita entre 13 e 15 de novembro de 2018. Lembrando que para seguir para a segunda parte é indispensável o envio de tudo que foi solicitado. Após isso, eles vão participar de uma avaliação de múltipla escolha, marcada para a data de 18 de novembro. Este teste vai contar com 50 questões a respeito dos seguintes temas


-10 perguntas sobre Língua Portuguesa.

-10 perguntas sobre Direitos Humanos.

-10 perguntas sobre Código de Ética e Estatuto do Servidor Público do Estado de Minas Gerais.

-20 perguntas sobre Conhecimentos Específicos.

Dentro de cada um desses temas, se tem diferentes assuntos. Com isso, para verificar o conteúdo programático, clique no edital cujo link já foi disponibilizado anteriormente. Esses dados presentes a partir da página 29, no item “ANEXO II – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO”.

Já a segunda etapa é caracterizada por uma avaliação psicológica, A terceira por uma investigação social dos candidatos e a última por um curso introdutório. A primeira (apenas prova de títulos) e a quarta etapa é de caráter classificatório e eliminatório. A prova de análise de títulos é classificatória. Por fim, a segunda e a terceira é de caráter eliminatório. As demais datas das provas ainda vão ser divulgadas.

A respeito da realização das provas, elas acontecem nas cidades mencionadas acima. Entretanto, os municípios de Vespasiano e Contagem não vão receber as avaliações. Os inscritos devem realizar as etapas em Belo Horizonte. Ainda vão ser divulgados os locais corretos em cada uma das cidades.

Inscrições para o concurso da Seap MG

O período de inscrição vai ser encerrado no último dia do mês de outubro, ou seja, dia 31. A taxa de participação é de R$ 84,00. As inscrições devem ser feitas por: http://www.ibfc.org.br/. Boa sorte!

Isabela Castro.

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 2 Média: 3.5]

Concursos Relacionados

Comentários