Concurso Saúde-MA 2017/2018 – Previsão do Edital





Seleção deverá oferecer 1.000 vagas para área de Saúde.

Esta é uma boa oportunidade para quem está procurando um carreira profissional que possa garantir uma estabilidade e um salário considerado até razoável.

O governo do estado do Maranhão anunciou no último dia 29 de setembro que promete lançar um edital do próximo concurso para os profissionais de Saúde, com o objetivo de preencher cerca de 1000 vagas que deverão ser preenchidas conforme uma promessa feita pelo governador, segundo o secretário de saúde do estado, Carlos Lula.


O compromisso do governo com relação à questão da saúde no estado do Maranhão teria sido assumido desde o dia 21 de junho de 2017, quando o próprio gestor do estado terá divulgado a informação.

De acordo com Carlos Lula, a realização do concurso deverá acontecer num momento em que todas as autoridades ligadas à área de saúde do estado do Maranhão estão de braços dados para o real fortalecimento das políticas públicas de saúde em prol de toda a população.

O momento de lançamento do edital para o próximo certame deverá acontecer nos próximos meses e além de ser uma medida que vai beneficiar o povo maranhense, deverá fazer parte das estratégias do governo estadual numa tentativa de se reaproximar da categoria dos profissionais de saúde do estado.


A seleção deverá ser uma maneira encontrada também para que a categoria passe a ser mais valorizada e também receba um fortalecimento em sua importância e estrutura.

O novo concurso que deverá ter seus detalhes revelados nos próximos dias com o tão aguardado edital e deverá acontecer depois de um longo período de ‘jejum’ de 20 anos, sem que nenhum profissional de saúde fosse contratado por meio de um processo seletivo público estadual.

Segundo as informações divulgadas pela própria Secretaria de Saúde, as vagas deverão ser destinadas para todos os profissionais de saúde, desde médicos e enfermeiros até fisioterapeutas e nutricionistas.

Além das provas para a seleção de novos profissionais liberais, o próximo concurso também deverá contemplar vagas para outros profissionais como administradores hospitalares. Neste sentido, o órgão não divulgou se serão abertas vagas para profissionais de nível médio também, o que deverá ser esclarecido com a publicação do edital.

As mil vagas oferecida inicialmente deverá contemplar uma demanda de grande parte da população maranhense e servirá também para moralizar o serviço público de saúde daquele estado que, durante 20 anos, era visto como um ‘cabide’ de emprego no qual só se ingressava por meio de indicação política.

Com a realização das provas de seleção, o governo espera implantar uma nova metodologia de seleção de seus funcionários, baseado exclusivamente no sistema da meritocracia. Isto seria uma forma de beneficiar a quem esteja melhor preparado.

Com a publicação do edital nos próximos dias, também será anunciado qual a empresa que será a responsável pela aplicação e seleção do certame. Será a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). Ela deverá ser também a responsável pela seleção da banca examinadora do concurso.

Segundo as informações divulgadas pela própria Secretaria de Saúde do Estado, sem precisar quais os dias, o calendário de provas para o concurso deverá ser executado somente no início do ano de 2018.

Com esta nova etapa, o Maranhão poderá dar um passo decisivo na melhoria e na evolução do seu sistema de saúde estadual, com a implantação de novos equipamentos de saúde, bem como na contratação de mão de obra mais preparada e qualificada para prestar um serviço de qualidade ao povo maranhense.

Se você é profissional de saúde e está interessado em ingressar em um dos postos de emprego que o novo concurso deverá anunciar, então é bom ir se preparando e ficar bastante atento a publicação do novo edital que deverá ocorrer em breve.

Liana Gifoni

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 157 Média: 3]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Um comentário sobre “Concurso Saúde-MA 2017/2018 – Previsão do Edital

  1. Gostaria de ter a oportunidade de servir minha cidade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *