Concurso SAAE Guarulhos 2018 – Banca Organizadora





Seleção ofertará vagas para Subprocurador, advogado e engenheiro.

Novo processo seletivo está próximo de ser efetivamente oficializado, no Estado de São Paulo. Trata-se do certame a ser promovido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto, o SAAE. Este concurso visa ao provimento de vagas na unidade situada na região metropolitana da capital São Paulo, no município de Guarulhos, onde está havendo o preparo definitivo de sua definitiva realização. Este é um dos melhores concursos do Estado.

A meta deste processo de seleção se destina ao preenchimento de diversos postos de trabalho destinados os seguintes cargos: função de subprocurador; função de advogado e função de engenheiro I. Todas essas funções são tipos de carreiras que exigem o mínimo de formação acadêmica em ensino superior completo, nas mais áreas específicas de atuação profissional.


Há poucas semanas o órgão determinou, por meio de um tipo de dispensa, a banca que será responsável pela organização deste novo certame publico. A empresa que foi selecionada, já com contrato a caminho, será o instituto da Fundação Vunesp.

A próxima etapa para a definição e a realização do novo concurso público, para cargos estáveis no departamento do SAAE da cidade de Guarulhos, será a assinatura do contrato que prescreve a prestação de serviços com a futura banca organizadora do evento. Depois dessa etapa, todo o itinerário será elaborado em forma de um cronograma que conterá todas as datas do certame, como o lançamento do edital, o lançamento do período de inscrições e da realização das provas objetivas.

Com relação ao caráter do órgão do SAAE do município de Guarulhos, no Estado de São Paulo, se trata do departamento responsável pela produção da água potável, correspondendo, hoje, a mais ou menos 13% de todo o consumo necessário na cidade como um todo. Com relação aos outros 87%, se trata de encaminhá-los para o órgão da Sabesp, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Todos os sistemas de produção próprios e operados por meio do SAAE funcionam em forma de captações tanto superficiais como subterrâneas, realizadas nas próprias Estações de Tratamento de Água, como o ETAs, Cabuçu, de 7,3%, e no Tanque Grande, de 2,45%, junto dos 28 poços artesianos, de 3,25%, instalados em diversas regiões por todo o município.


Assim, a medida realizada na cobertura da coleta de esgotos na cidade de Guarulhos registra em torno de 85,96%, conforme consta no Sistema Nacional de Informações em cima do Saneamento, o SNIS de 2014, que são dados oficiais disponíveis diretamente para o setor do saneamento. Mesmo assim, os sistemas de esgoto domésticos não chegam até as Estações de Tratamento, os ETEs, e acabam despejados “in natura” nos diversos córregos da cidade, causando sérios problemas ambientais. Na cidade de Guarulhos, hoje o tratamento de água atinge positivamente cerca de até 2,5% do esgoto mencionado.

O departamento do SAAE pode contar com auxílio dos subsistemas de tratamento de São João, de Bonsucesso e na Várzea do Palácio, os quais possuem ETEs que, tecnicamente, têm grande capacidade proporcionar um tratamento de, pelo menos, 17% dos dejetos escoados no município. Entretanto, como há grande falta de redes coletoras, o que resulta é que as chamadas ETEs tornam-se razoavelmente subutilizadas. É um problema a ser resolvido.

Portanto, essa é uma das melhores oportunidades de se concorrer a cargos estáveis, cujo preenchimento urge. Pessoas de todo o país poderão concorrer, porém, os residentes da região de Guarulhos terão mais vantagem ao participarem. Vale a pena conferir e manter-se conectado às próximas etapas.

Paulo Henrique dos Santos

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 1 Média: 3]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *