Concurso Receita Federal 2018-2019 – Inscrições Abertas




Certame oferta 62 vagas para Perito Técnico.

Quer construir uma carreira no setor público? Então, temos uma boa notícia para quem está na região Sudeste do Brasil! A Receita Federal lançou um concurso público para selecionar 62 novos funcionários, que serão alocados na Alfândega do Porto do Rio de Janeiro. O certame contempla diversas áreas profissionais, como Engenharias e Medicina.

Os selecionados no concurso vão ocupar o cargo de Perito Técnico, lidando diariamente com as encomendas que desembarcam na unidade. As inscrições serão abertas em novembro e a contratação ocorrerá ainda este ano.


Tem interesse em participar? Confira, abaixo, tudo que você deve saber para não perder essa oportunidade!

Quem pode participar?

No total, a Receita Federal está oferecendo 62 vagas para profissionais formados no ensino superior. Conforme informado, há 15 postos para Engenharia e Arquitetura, com experiência em Arqueação, 10 postos para Engenharia Mecânica, 4 postos para Engenharia Operacional, 3 postos para Engenharia Eletrônica, 3 postos para Engenharia Elétrica, 3 postos para Engenharia de Telecomunicações, 2 postos para Engenharia Naval, 2 postos para Avaliar Pedras Preciosas e Joias, 4 postos para Engenharia Têxtil, 6 postos para Engenharia Química, 3 postos para Farmácia, 3 postos para Avaliar Obras de Arte e Antiguidades, 2 postos para Engenharia Aeronáutica, 2 postos para Medicina, Biomedicina ou Odontologia.

Em se tratando da remuneração que será paga aos aprovados, a mesma vai ser efetuada de acordo com a previsão estabelecida nos artigos 34 e 40 da Instrução Normativa RFB nº 1.800, que foi instituída em 21 de março de 2018, e afirma que:


Para os peritos autônomos, o pagamento em decorrência dos serviços prestados será realizado a partir do RPA (Recibo de Pagamento Autônomo), estando em conformidade com os cumprimentos das normas tributárias devidas. É preciso emitir duas vias, sendo que uma fica anexada à declaração aduaneira.

Já para os peritos vinculados, a entidade privada vai receber de forma direta, como receita própria a remuneração proveniente dos serviços prestados.

Como será o processo seletivo?

Segundo o edital do concurso da Receita Federal, o processo seletivo será feito por meio da avaliação pessoal para posterior credenciamento. Para tal, serão analisados o tempo de experiência do profissional como autônomo ou empregado em sua área de atuação, curso de pós-graduação de lato sensu ou stricto sensu.

O resultado final do certame vai ser divulgado até o dia 28 de dezembro. Os participantes poderão verificar a lista oficial com o nome dos aprovados na página da Receita Federal, e presencialmente no quadro de avisos que será disponibilizado no prédio da Alfândega, no Rio de Janeiro.

A validade do credenciamento dos peritos é de dois anos, e começa a contar no dia da homologação do concurso. Esse período pode ser prorrogado somente uma vez por tem igual, levando em consideração as necessidades do órgão.

Como se inscrever?

Quer participar desse concurso? Os interessados precisam se inscrever do dia 26 a 30 de novembro de 2018, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 16h00, exceto em feriados. É necessário comparecer pessoalmente no Protocolo Geral da Alfândega Porto do Rio de Janeiro, que está situado na Avenida Rodrigues Alves, número 81, no Térreo, que fica na Praça Mauá.

Para se inscrever, é indispensável apresentar os seus documentos pessoais, comprovante de endereço e documentos que atestem a sua formação no ensino superior, bem como experiências profissionais e aptidão para exercer a função.

Feito isso, a instituição vai recolher os seus dados e analisar se o seu perfil está adequado às exigências para cada vaga. Aqueles que forem aprovados serão contatados e convocados a comparecer na unidade para dar início ao processo de contratação.

Por Simone Leal

Concurso Receita Federal

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 8 Média: 3.1]

Comentários