Concurso Receita Federal 2017 – Vagas para Perito Autônomo em SP




Oportunidades são temporárias e os interessados podem se inscrever até o dia 25 de outubro de 2017.

Se você tem o sonho de trabalhar na Receita Federal do Brasil (RFB), pode ser que essa notícia seja a oportunidade pela qual você esperava.

O órgão anunciou o processo seletivo para o cargo de perito autônomo. Confira mais informações a seguir.


Inscrições

Os candidatos devem realizar as inscrições de 16 de outubro (segunda-feira) até o dia 25 de outubro (quarta-feira). O cadastro pode ser feito pessoalmente ou por meio de procuração pública ou privada. Nesse caso, há um formulário no anexo 1 do edital que deve ser preenchido.

Para efetuar a inscrição, é necessário comparecer ao atendimento da Seção de Interação com o Cidadão ( SAVIC) da própria alfândega do Aeroporto Internacional de Guarulhos, que fica situado no terminal de cargas, edifício 2 no térreo. O endereço é Rodovia Hélio Smidt, sem número, Cumbica, São Paulo.

Mas antes é importante que você acesse o endereço eletrônico da RFB e faça o agendamento do atendimento. Para isso você deve clicar em "Serviços para o cidadão", em seguida "Agendamento", depois selecionar "Agendar Atendimento" e escolher "Processo, Senhas e Procuração", por fim, "Entrega de documentos".


Oportunidades

As oportunidades são para credenciamento de 127 técnicos que possuam nível superior. Há chances para as seguintes áreas de formação: medicina (5), química (25), agronomia (3), engenharia mecânica (20), identificação de obras de arte (3), eletrônica e telecomunicação (25), engenharia têxtil (5), engenharia aeronáutica (3), elétrica (5), gemologia (6), engenharia de alimentos (3), engenharia metalúrgica (5), engenharia de materiais (5), odontologia (3), meio ambiente (3), veterinário (3) e farmácia (5).

Todas as oportunidades são para atuação na alfândega do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

O principal requisito para concorrer às chances é ter formação de nível superior. Além disso, exige-se vivência na área de atuação pretendida de, no mínimo, 2 anos.

Quem for aprovado vai atuar como perito autônomo credenciado pela Receita Federal e prestará serviço para identificar e quantificar mercadorias a serem exportadas ou que foram importadas de qualquer outro país para o Brasil.

Outra atribuição do perito é emitir laudo pericial referente às condições e valores dos bens. Esse documento faz-se necessário quando há procedimento fiscal solicitado pela fiscalização aduaneira.

Processo Seletivo

Os concorrentes serão avaliados por análise curricular. Para isso, é importante que você atualize seu currículo com suas experiências mais recentes. O resultado preliminar será divulgado na data provável de 28 de novembro (terça-feira).

O credenciamento será válido por 2 anos, podendo ser prorrogado por mesmo tempo, uma vez, a partir de 1º de janeiro de 2018 e a critério do inspetor responsável pela alfândega do Aeroporto de Guarulhos.

Os aprovados serão contratados em regime temporário. Curso de pós-graduação também conta pontos na avaliação.

Atribuições

Para quem for da área de geologia, saiba quais são as atividades a serem realizadas: emitir laudos de quantificação e identificação de gemas e metais preciosos, laudos de identificação de minerais diversos, quilatagem e avaliação de valor de mercado, entre outras.

Se você é especialista em farmácia, confira as principais atribuições do perito dessa área: identificar e quantificar medicamentos a serem exportados do Brasil ou importados, bem como emitir laudos de produtos farmacêuticos.

Caso você pretenda ser técnico na alfândega da área de avaliação de obras de arte, confira as atividades a serem realizadas: identificar e aferir a autenticidade e valor de mercado, emitir laudos de descrição, entre outras tarefas.

Quem possuir graduação em biologia ou engenharia ambiental será responsável pela identificação de produtos químicos e biológicos, inclusive pela emissão de laudos referentes a essas mercadorias para exportação ou importação.

Remuneração

Quem arcará com o pagamento dos serviços prestados pelos peritos serão importadores, transportadores, exportadores ou depositários interessados.

Para mais detalhes, acesse a página eletrônica da Receita Federal do Brasil.

Melisse V.

Comentários