Concurso Previsto Seap MG 2018 – Edital em Breve




Concurso da Secretaria de Estado de Administração Prisional de Minas Gerais visa ofertar vagas para o cargo de Agente de Segurança Penitenciário.

Ainda está em andamento neste segundo semestre de 2018 um dos principais concursos prestes a serem realizados neste mesmo ano. Trata-se do processo seletivo destinado ao preenchimento do cargo de Agente Penitenciário no Estado de Minas Gerais. O órgão da Secretaria de Estado de Administração Prisional – o qual promove o Concurso de Agente Penitenciário de Minas Gerais – fez divulgar no último sábado, dia 15 de setembro, no Diário Oficial daquele Estado, a necessária dispensa da licitação para a contratação do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, o IBFC, o qual atuará como a banca responsável pela organização desta seleção para o posto de Agente de Segurança Penitenciário em caráter Temporário. O número de vagas disponível ainda aguarda divulgação.

Os pré-requisitos que garantem a participação são os seguintes:

Todas as oportunidades disponíveis para o concurso de Agente Penitenciário de Minas Gerais serão destinadas ao cargo de Agente de Segurança Penitenciário. Esta função exige do concorrente o certificado de conclusão do ensino médio, de preferência conferido por uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e da Cultura, o MEC.


Portanto, a função do agente penitenciário está em garantir a ordem e a segurança dentro dos estabelecimentos prisionais, em sua administração; em realizar atos de rigorosa vigilância interna e externa nesses mesmos estabelecimentos prisionais, incluindo a vistoria sistemática de muralhas e de guaritas, assim como sobre os órgãos e os locais atrelados ou de imprescindível interesse para o Sistema Prisional; além de exercer as atividades da escolta e da custódia dos presos.

O vencimento oficial e inicial para o cargo de Agente Penitenciário, o Agepen-MG, está no valor de 4.098 reais.

A estrutura de jornada de Trabalho, neste caso, é de 40 horas por semana, em um regime chamado de dedicação exclusiva, o qual deverá ser desempenhado por meio do regime de plantão, que abrange o período noturno de atividades, aos sábados, domingos e aos feriados, em conformidade com a Resolução SEDS de Nº 1.188, sancionada no dia 26 de agosto de 2011.


O conteúdo programático para este concurso de Agente Penitenciário é o seguinte, conforme o histórico do concurso anterior:

A Prova Objetiva consistirá em um caderno com questões de múltipla escolha, composto de 50 perguntas, todas distribuídas em conformidade com o seguinte critério de avaliação:

Cada uma das questões abrangerá, precisamente, quatro alternativas contando a sequência de letras de A à D, que disporão de uma única resposta correta. O valor será de dois pontos, precisamente, em cada questão, o que totaliza uma sequencia máxima de 100 pontos na prova.

Na matéria de língua portuguesa serão em torno de 10 questões; na matéria de Raciocínio Lógico Quantitativo, serão 10 questões e sobre os Conhecimentos Gerais serão 30 questões.

Será considerado desclassificado todo candidato que não atingir o mínimo de 50% deste total de pontos atribuídos, no caso das Provas Objetivas com questões de múltipla escolha, e não alcançar um mínimo de 30% em cada disciplina abrangida.

Sumarizando as informações essenciais, sobre este processo seletivo para cargos de Agente Penitenciário de Minas Geras:

O concurso será promovido por meio da Secretaria de Estado de Administração Prisional do Estado de Minas Gerais; a banca organizadora estará por conta do IBFC; o cargo em oferta é o de Agente de Segurança Penitenciário Temporário; a escolaridade exigida é a de Nível médio; a quantidade de vagas ainda será oficializada; a remuneração inicial chega a 4 mil reais e a previsão é de que este certame tenha o seu edital oficial e definitivamente publicado ainda em 2018.

Por Paulo Henrique dos Santos

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 21 Média: 2.9]

Comentários