Concurso Previsto Bombeiros GO 2019 – Edital em Breve





Novo concurso do Corpo de Bombeiros de Goiás tem previsão de ser realizado em breve.

O Concurso para o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás tem expectativa de ser divulgado em breve. Primeiramente ele era previsto para ser divulgado no ano de 2018, mas foi adiado, já que segundo a assessoria de imprensa dos Bombeiros, a autorização que havia sido concretizada no fim do ano 2017 foi suspensa. Então os candidatos terão que esperar um pouco mais. Tudo depende agora do novo governador Ronaldo Caiado (DEM), ele pode dar aval para a abertura de novo concurso, bem como cancela-lo definitivamente, mas como a necessidade de novos soldados é grande, é provável que ele autorize a realização.

De qualquer forma, é importante que o interessado não se desmotive e continue os estudos. No Concurso Bombeiros de Goias que tinha sido autorizado em 2017, contava com 274 vagas, sendo 20 para Oficiaisde Comando, 230 serão para a carreira de Soldado (praças combatentes e músicos), 12 para Oficiais Odontólogos e 12 para Oficiais Médicos.




Sobre o último Concurso

Na ocasião do último concurso do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, que foi realizado em 2016, houve a oferta de 290 vagas, sendo que para os cargos de Soldado de 3ª Classe foram 250 vagas e Cadetes foram 40 vagas. Segundo o edital de concurso de 2016, foram 10% das vagas reservadas para mulheres. Naquela época os salários oferecidos foram de R$ 5.401,43 para Cadete e R$1.500,00 para Soldado de 3ª Classe.

Para disputar uma das vagas, o interessado deveria ter formação superior em qualquer área. A banca ficou sobre a responsabilidade da FUNRIO, que coordenou o certame. Na ocasião o concurso contou com provas discursivas, objetivas, teste de avaliação física, avaliação da vida pregressa e investigação social e avaliação médica. A prova do concurso contou com um total de 50 questões.


Sobre os requisitos mínimos para ingresso na corporação

Apesar de o edital ainda não ter sido publicado, os interessados já devem se preparar e ver se cumprem os requisitos básicos para ingressar na corporação. No último concurso para o cargo de Soldado de 3ª Classe os requisitos foram os seguintes:

a) Aprovação prévia neste Concurso Público.

b) Estar quite com as obrigações eleitorais.

c) Ter nacionalidade brasileira ou gozar das prerrogativas dos Decretos Federais.

d) Ter idade máxima de 30 (trinta) anos idade e mínima de 18 (dezoito) anos de idade na data da inscrição.

e) Estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino.

f) Ter concluído curso superior.

g) Ter altura mínima de 1,65m (sexo masculino) e 1,60m (sexo feminino).

h) Ter bons antecedentes e idoneidade moral.

i) Ter aptidão física e não apresentar deficiência que o incapacite para o exercício das funções.

j) Não estar incompatibilizado para nova investidura em cargo público.

k) Se Militar: não figurar como indiciado em Inquérito Policial Militar ou Conselho de Disciplina; sendo praça, estar classificado, no mínimo, no comportamento “BOM”, não responder a processo criminal ou civil; não estar na condição de desertor; ter sido desligado de corporação militar por motivo disciplinar.

l) Não ter sofrido condenação criminal com pena privativa de liberdade.

Sobre o teste de Aptidão Física

Uma parte importante do concurso para bombeira é o teste de Aptidão Física, no último concurso ele foi composto dos seguintes testes:

a) estático de barra (para as candidatas do sexo feminino) e flexão e extensão de cotovelos na barra fixa (para os candidatos do sexo masculino) e; b) flexão de braços sobre o chão em 06 pontos de apoios para interessados do sexo feminino devesse se realizar com o apoio de joelhos, e flexão de braços sobre o solo em 04 pontos de apoio para interessados do sexo masculino, flexão completa, sem o apoio de joelhos; c) natação (50 m para ambos os sexos); d) corrida de no mínimo 12 minutos para todos os sexos; e) travessia em altura (ambos os sexos).

Por Gabriel Bem

Concurso

Comentários