Concurso Previsto Bacen 2019 – Vagas




Certame prevê a disponibilização de 990 vagas a serem distribuídas entre os concorrentes futuramente selecionados, com níveis de formação médio e superior.

Na medida em que o segundo semestre de 2018 avança, alguns concursos permanecem previstos, porém, próximos de oficialização. Processos seletivos estão sempre sendo abertos, todos os anos.

Neste caso, se trata da espera, já prolongada, de abertura do novo concurso público a ser promovido pelo Banco Central, em 2019. Todos os estudantes e profissionais que possuam certificado de Ensino Médio ou de Ensino Superior estão aptos para a participação, na concorrência aos postos relacionados. O concurso para cargos no Banco Central 2019 pretende abrir um grande número de vagas.


Portanto, o setor do Banco Central ou Bacen, como é mais popularmente conhecido, encaminhou uma solicitação ao órgão do Ministério do Planejamento, do Desenvolvimento e de Gestão, para a disponibilização de um número de 990 vagas, a serem distribuídas entre os concorrentes futuramente selecionados, com níveis de formação médio e superior.

De acordo com o que foi noticiado, neste momento, no Bacen, estão vagos cerca de 2.000 postos de trabalho em diversos setores do mesmo, aos quais urge o preenchimento de novos colaboradores. Entretanto, ainda há a questão de mais setores com mais vagas disponíveis, devido às aposentadorias compulsórias próximas de consumação.

Todas essas baixa estão equivalendo a um percentual de até 36% sobre os postos de trabalho que se tornarão totalmente disponíveis. Essa constatação de desfalque em cargos é considerada situação de absurdo para um órgão público cuja função está em prestar serviço aos cidadãos.


Entretanto, assim que o edital deste novo certame para vagas no Bacen for definitivamente publicado, a renovação será operada no setor. O tempo urge, porém, a solicitação de abertura para o processo de seleção ainda tramita em análise e a expectativa de sua realização aumenta a cada dia.

Sobre as vagas e os requisitos desse próximo concurso do Banco Central de 2019, as informações são as seguintes:

Para este próximo certame promovido pelo Banco Central de 2019, cuja previsão de abertura está entre este e o próximo ano, ainda não há mais detalhes, sendo que a solicitação de abertura foi realizada graças a um movimento de pressão desencadeado pelo presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central há alguns meses.

Dado que há uma grande defasagem de funcionários nessa instituição pública, existe bastante pressa na realização de um novo concurso capaz de fazer preencher esse vazio.

Todas as informações oficiais em relação à abertura desse processo seletivo ainda não estão divulgadas, porém, na relação abaixo foram destacadas algumas previsões razoáveis a respeito desse novo certame. Segue:

Para os concorrentes com Ensino Médio, provavelmente serão disponibilizadas em torno de 150 vagas, no cargo de Técnico, cuja remuneração inicial está em 6.463,44 reais.

Para os concorrentes com Ensino Superior, provavelmente serão disponibilizadas em torno de 800 vagas, no cargo de Analista, cuja remuneração inicial está em 16.286,90 reais; no cargo de Procurador, com 40 vagas e remuneração inicial em 17.788,33 reais.

Todos estes vencimentos estão acrescidos da porcentagem do benefício-alimentação no valor de 458 reais.

Sobre o Edital do concurso público para cargos no Banco Central, de 2019, ainda não estão publicadas maiores informações, não havendo, portanto, nenhum edital divulgado contendo atualizações e dados sobre este processo de seleção a ser promovido pelo Banco Central de 2019.

Assim, para todas as pessoas interessadas em participar desse próximo certame público, será necessária muita paciência. Os trâmites públicos tendem a ser bastante burocráticos, porém, chegam aos seus objetivos. O Bacen necessita de nova turma de servidores.

O último concurso para cargos no Banco Central ocorreu em 2013.

Por Paulo Henrique dos Santos

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 7 Média: 2.1]

Concursos Relacionados

Comentários