Concurso Polícia Federal 2014 tem vagas abertas





Polícia Federal (PF) divulgou na última sexta-feira, dia 26 de setembro de 2014, no Diário Oficial da União, a abertura das inscrições para o Concurso Público (Edital nº 55/2014), com o objetivo do provimento de 600 vagas, porém 30 vagas são exclusivas para pessoas portadoras de necessidades especiais e 120 exclusivas para candidatos da raça negra.

O edital completo está disponível no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos, denominado Cespe, responsável pelo certame. O objetivo é o preenchimento das vagas disponíveis para a função de Agente de Polícia Federal. Os candidatos podem ser homens e mulheres que possuam no mínimo graduação em curso superior de quaisquer área, bem como possuírem Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo na categoria B, dentre outras exigências expostas no documento de abertura.




A remuneração inicial para os aprovados será de R$ 7.514,33. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, em regime integral e com dedicação exclusiva.

Os interessados poderão fazer as inscrições via internet, através do site da organização do certame,  www.cespe.unb.br, a partir das 10h do dia 6 de outubro de 2014 até o dia 26 de outubro de 2014, observando o horário oficial de Brasília (Distrito Federal). A taxa cobrada pela participação é de R$ 150,00.


É importante que o candidato se atente que o concurso público se desenvolverá em duas etapas distintas como segue:

– A primeira etapa do concurso público destina-se à admissão à matrícula no Curso de Formação Profissional, será executada pelo Cespe, em todas as capitais e no Distrito Federal, e abrangerá as seguintes fases:  

a) exame de habilidades e conhecimentos, aferidos por meio de aplicação de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;

b) exame de habilidades e conhecimentos, aferidos por meio de aplicação de prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;

c) exame de aptidão física, de caráter unicamente eliminatório;

d) exame médico, de caráter unicamente eliminatório;

e) avaliação psicológica, de caráter unicamente eliminatório.

– A segunda etapa do concurso público consistirá de Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório, de responsabilidade da Academia Nacional de Polícia, a ser realizado no Distrito Federal, podendo ser desenvolvidas atividades, a critério da Administração, em qualquer Unidade da Federação.

Por Charles William Cordeiro de Amorim 

Comentários