Concurso Polícia Civil MG 2018 – Edital para Delegado





Inscrições podem ser feitas até o dia 15 de maio de 2018.

O início oficial do concurso público da Polícia Civil de Minas Gerais foi marcado pela publicação do edital oficial de abertura nº 01/2018. O certame tem como principal objetivo o preenchimento de nada menos que 76 vagas, sendo que todas as vagas são destinadas ao cargo de Delegado de Polícia Substituto. Os futuros contratados serão lotados em Unidades Policiais das Delegacias Regionais. Confira mais informações a respeito dessa oportunidade na continuação desta matéria.

Com organização da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) e a Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (ACADEPOL), este é um dos principais certames da região para 2018. Os futuros contratados terão direito a remuneração inicial no valor de R$ 11.475,57, que corresponde à carga horária de 40 horas semanais e ao Nível I, Grau A.


Para aqueles interessados em participar deste certame, é importante destacar que os candidatos devem atender aos pré-requisitos estabelecidos no edital para investidura no cargo ofertado. Com isso, é necessário: possuir idade mínima de 18 anos completos até a data da posse; estar em dias com as obrigações militares (no caso de candidatos do sexo masculino), bem como com as obrigações eleitorais; ser brasileiro nato ou naturalizado; possuir pleno exercício dos direitos políticos e civis; além de ter concluído curso de graduação em Direito em uma instituição de ensino superior devidamente reconhecida pelo MEC. Uma aprovado no certame, caso o candidato não comprovar o atendimento de todas essas exigências perderá o direito de tomar posse como delegado Substituto da Polícia Civil de Minas Gerais.

Inscrição

Para os interessados em participar deste certame, saibam que o período de inscrições se dará de 16 de abril a 15 de maio de 2018. Além disso, é importante destacar que o procedimento de inscrição se dará, de forma exclusiva, por meio da internet. Sendo assim, você poderá realizar sua inscrição através do site oficial da ACADEPOL (https://acadepol.policiacivil.mg.gov.br/) ou pelo site oficial da FUMARC (www.fumarc.com.br).

A inscrição do candidato só será devidamente confirmada após o pagamento da taxa de inscrição. Essa taxa será de R$ 212,00 para todos os candidatos. É possível solicitar a isenção do pagamento dessa taxa, caso o candidato atenda a uma das exigências para tal procedimento.


O candidato comprovadamente desempregado ou na condição de hipossuficiência econômica financeira ou que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderá solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição. Será possível realizar o pedido entre às 09h00 do dia 16 de abril até às 23h00 do dia 20 de abril de 2018.

Para requerer a isenção do valor da taxa de inscrição basta preencher o formulário “Requerimento Eletrônico de Isenção”. Uma vez preenchido e confirmados os dados cadastrais, uma comissão irá avaliar o deferimento ou não do pedido.

Processo Seletivo

Confira abaixo todas as etapas desse certame:

· Provas de Conhecimentos: prova objetiva (de caráter eliminatório e classificatório), prova dissertativa (de caráter eliminatório e classificatório) e prova oral (de caráter eliminatório e classificatório);

· Avaliação psicológica, de caráter eliminatório e classificatório;

· Exames biofísicos e biomédicos, de caráter eliminatório;

· Provas de títulos, de caráter classificatório;

· Investigação social, de caráter eliminatório.

A prova objetiva deverá ser aplicada na data provável de 17 de junho de 2018, segundo consta no edital oficial de abertura. A mesma será aplicada em Belo Horizonte e terá duração mínima de duas horas e máxima de quatro horas e meia. Confira abaixo os assuntos abordados nesta prova bem como seu respectivo número de questões:

· 10 questões de Direito Administrativo;

· 10 questões de Direito Civil;

· 10 questões de Direito Constitucional;

· 10 questões de Direito Penal;

· 10 questões de Direito Processual Penal;

· 05 questões de Direitos Humanos;

· 10 questões de Medicina Legal;

· 05 questões de Noções de Criminologia.

Para mais detalhes acesse o edital oficial de abertura através do site oficial da FUMARC, por meio do link www.fumarc.com.br.

Por Bruno Henrique

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 11 Média: 2.8]

Compre aqui apostila para este Concurso Público!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *