Concurso Polícia Civil-GO 2018





Certame está na etapa de escolha da organizadora.

Outro concurso está sendo promovido na Região Centro-Oeste do Brasil. Trata-se da autorização concedida para o novo processo seletivo da Polícia Civil do Estado de Goiás, a qual abrange diversas oportunidades em cargos como os de delegado; cargo de agente e cargo de escrivão. A condição básica é a de que os candidatos possuam nível superior completo. A fase seguinte do procedimento de realização deste novo certame da Polícia Civil de Goiás será a determinação da devida banca organizadora, que está prestes a ser contratada. A meta deste novo concurso público se destina ao preenchimento de 650 vagas, cargos já enunciados.

A já mencionada autorização está à disposição do grupo organizador desde o dia 31 de outubro de 2017. O governador de Goiás já deu o seu aval, durante a realização de uma solenidade de formatura para 400 policiais civis. De acordo com a sanção, neste concurso público para cargos no departamento da Polícia Civil de Goiás 2018, serão 100 vagas destinadas à carreira de delegado e as demais 550 serão distribuídas entre os setores de agente e de escrivão. A totalidade dos cargos poderá ser ocupada somente por candidatos profissionais, que possuam ensino superior completo em muitas disciplinas, que constituem áreas de atuação. A única exceção é para o cargo de delegado, para o qual sempre é exigido bacharelado em direito.




Entretanto, até o presente momento não foi divulgada a data de publicação oficial definitiva do certame em questão. O edital permanece, portanto, inédito, porém, a data está prestes a ser definida, na medida em que o processo de escolha da empresa encarregada da organização esteja completo.

A descrição das atribuições dos cargos, referidos neste concurso, são:


A função de agente está em: realizar diligências no sentido de prender criminosos; atuar na apreensão objetos furtados e na localização de pessoas; realizar investigações, rondas noturnas e diurnas; realizar o policiamento de zonas inadequadas para menores; plantões; investigar e monitorar elementos suspeitos de infração penal; realizar coletas de informações úteis; atuar na prisão de infratores seja em flagrante ou em virtude de mandado expedido por autoridade idônea; conduzir indivíduos suspeitos à presença de autoridade da polícia judiciária, no sentido de obter esclarecimentos imprescindíveis sobre fatos delituosos; produzir relatórios sobre as investigações concluídas e demais funções.

O cargo de escrivão possui as seguintes funções: sintetizar os termos em ocorrências, em declarações e em depoimentos; realizar despachos de intimações, de citações e das devidas notificações; produzir em forma escrita as portarias, os ofícios, os mandados, os termos, os autos, as ordens de serviço, os editais e as circulares, os boletins; realizar o preenchimento de guias destinadas à identificação, ao recolhimento e à soltura de presidiários; realizar protocolo de ofícios, de requerimentos e das devidas representações; catalogação e arquivamento, nas pastas adequadas, de todos os documentos relacionados ao serviço prestado; organização de livros que contêm informações das cargas e das descargas de remessa dos autos, das conclusões de inquéritos e demais ofícios, dos documentos e registros de cartórios policiais.

O cargo de Delegado possui os seguintes atributos e funções: atuar na instauração e presidência nos inquéritos policiais, no reconhecimento de termos circunstanciados sobre ocorrências e demais procedimentos de autoridade policial legal, no sentido de apurar infrações penais ou ato infracionais; atuar nas atribuições previstas em legislação processual penal em cuja competência possa exercer autoridade policial; trabalhar na direção, coordenação, supervisão e fiscalização de atividades em logística e finalística de acordo com o sistema da sede sob sua direção; atuar na determinação de intimações, como também, em casos de ausência injustificada, na condução coercitiva do indivíduo intimado; produzir requisições para a realização dos devidos exames periciais e exames complementares, que se destinam a colher, recolher e resguardar os indícios ou provas de determinada ocorrência de infração penal e demais exames considerados imprescindíveis ao esclarecimento de fatos investigados.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários



2 comentários em “Concurso Polícia Civil-GO 2018

  • Bom dia, Gostaria de saber se já tem a previsão ou o mês certo para o concurso Policia Civil para Go? E qual a banca organizadora do concurso?

Comentários fechados.