Concurso Polícia Civil CE 2018 – Previsão de Edital





Certame deverá ofertar vagas para Delegado, Escrivão e Inspetor.

Está previsto para este ano o concurso público da Polícia Civil do Ceará. Foi divulgado no Diário Oficial do Estado, que o governo abriu crédito suplementar para área de segurança, e tudo indica que o certame vai ter oportunidades para as carreiras de delegado, escrivão e inspetor.

Mas, ainda não se sabe o quantitativo de vagas e a expectativa é que o concurso para PC-CE seja autorizado nas próximas semanas. Que tal antecipar e começar a programar os seus estudos?




Como foi o último concurso?

O último concurso para a PC-CE foi organizado pela Fundação VUNESP e contou com um total de 763 vagas, que foram distribuídas entre os cargos de escrivão, delegado e inspetor.

A remuneração inicial para os cargos foi de R$ 14.592,00 para delegado e R$ 2.946,19 para inspetor e escrivão. A jornada de trabalho era de 40 horas semanais.


Provas do último concurso PC-CE

Os cargos de escrivão e inspetor contou com provas objetivas e também curso de formação profissional. Para o cargo de delegado, além dessas fases, também teve prova discursiva e análise de títulos.

Além dessas etapas, para os cargos haverá sindicância de vida pregressa, prova prática de digitação (para escrivão), teste de capacidade física (para inspetor e delegado), além de avaliação médica, psicológica e exame toxicológico.

Que tal começar a programar os seus estudos? Para o cargo de escrivão, a prova objetiva foi composta por 8 questões de informática, 14 de direito penal, 12 de legislação extravagante e 12 de direito processual penal.

Em relação ao cargo de inspetor, foram cobradas 10 de português, 8 de informática, 12 de constitucional, 12 de direito administrativo, 14 de direito penal, 12 de processo penal e 12 de legislação penal extravagante.

Para o cargo de delegado, a prova teve 10 questões de português, 5 de noção de administração pública, 5 de informática, 5 de constitucional, 6 de administrativo, 6 de direito penal, 14 de processo penal, 12 de legislação penal extravagante, 8 de medicina legal, 5 de direitos humanos, 4 de direito civil, 4 de processo civil, 4 de legislação ambiental, 4 de direito tributário, 5 de legislação especial e 4 de criminologia. Os candidatos também fizeram uma peça processual e duas questões discursivas.

Requisitos para concorrer aos cargos da PC-CE

Ficou interessado na oportunidade? Para concorrer aos cargos de escrivão e inspetor é necessário ter nível superior em qualquer graduação e carteira nacional de habilitação de no mínimo categoria B.

Para o cargo de delegado, é requisito ser graduado em direito e também ter carteira nacional de habilitação de no mínimo categoria B.

Como estudar para o concurso PC-CE?

Comece a estudar antes da publicação do edital, para que você possa ter tempo para formar uma base de conhecimento nas disciplinas, principalmente se está começando nessa caminhada agora.

Faça um planejamento de acordo com o último edital do concurso, que pode ser acessado por esse link: https://documento.vunesp.com.br/documento/stream/UENDRTE0MDF8MDAwMDA0Nzk1.

Leia o documento com atenção e organize a sua rotina. Procure um preparatório online ou presencial e estude com apostilas atualizadas e específicas do concurso PC-CE.

Como a banca do último certame foi a VUNESP, faça muitos exercícios da organizadora, não só para fixar o conteúdo estudado, mas, principalmente, para aprender o estilo, a forma de cobrança e os tipos de questões mais recorrentes.

Quando o novo edital for publicado, refaça o seu planejamento e intensifique ainda mais a sua preparação. Abra mão de festas, encontro com os amigos e mantenha o foco no seu objetivo.

Estudar para concurso requer dedicação, principalmente se você quer resultado para estar entre os melhores e conquistar a sua vaga de uma vez no serviço público.

Que você tenha muito sucesso e compartilhe a dica com os seus amigos!

Por Babi

Comentários