Concurso PM-SP 2018 – Seleção da Banca Organizadora




Oportunidades serão para o cargo de Soldado da PM de 2ª Classe.

No Estado de São Paulo outro importante concurso está prestes a ser oficializado. Trata-se do Concurso PM/SP. De acordo com informações do próprio departamento, a banca organizadora está sendo determinada. Este certame está oferecendo vagas para homens e mulheres, sendo obrigatório possuir nível médio completo. Todo concurso público promovido pela Polícia Militar de São Paulo, PM/SP, está entre os mais concorridos, devido à estabilidade e carreira.

O próprio órgão da Polícia Civil de São Paulo está em processo de análise da banca, que estará encarregada de organizar este novo concurso público, o qual abrirá em torno de 2.700 vagas destinadas ao cargo de soldado da PM de 2ª classe. Conforme as informações da Divisão de Seleção e de Alistamento, existe a probabilidade de que a escolha da banca finalize nas semanas vindouras, sendo que a publicação do edital depende desse passo, o que deve ocorrer neste mesmo semestre.


Para atingir a carreira de soldado no processo seletivo da PM de São Paulo de 2018, é necessário certificado que comprove a conclusão em ensino médio; outro pré-requisito é possuir altura mínima de 1,60m com relação aos candidatos do sexo masculino e altura mínima de 1,55m para candidatos do sexo feminino; é preciso estar com idade entre 17 e 30 anos e possuir carteira de habilitação em categorias que vão de “B” a “E”.

Com relação à remuneração, o valor vigente para o cargo de soldado da PM em 2ª classe é equivalente a 3.034,05 reais, pois o valor das parcelas que constituem o mesmo estão em torno de 1.178,88 reais, conforme o padrão, além de 1.178,88 reais para cargo de Regime Especial de Trabalho Policial, RETP, e mais 676,29 de abono insalubridade.

No dia 27 de novembro de 2017, o governo de São Paulo assinou a autorização para a realização deste novo processo seletivo público da PM, que visa ao preenchimento de um total de 5.400 vagas. As duas oportunidades estarão descritas nos dois editais, ambas com igual número de vagas, ou seja, 2.700 postos de trabalho. A primeira turma está programada para iniciar as atividades profissionais no mês de maio de 2019. Portanto, todos os preparativos para a finalização do edital iniciaram-se. No que tange ao segundo edital, o mesmo necessita de um cronograma, porém, ainda está em processo de elaboração, já que há necessidade de se formar mais uma turma de profissionais, programada para iniciar as atividades no mês de janeiro de 2020.


De acordo com informações angariadas da corporação, as atribuições do cargo de soldado da PM em 2ª classe são os seguintes: realização de ostensivo policiamento e preservação da ordem pública, que abrange o uso da repressão imediata sobre infrações penais e ou administrativas ocorridas, com a devida aplicação da lei, que agirá em suas várias modalidades em forma de policiamento, nas quais o profissional estará primando pela defesa da vida, defesa da integridade física e na defesa da dignidade de toda pessoa humana, agindo de pleno acordo com todos os princípios doutrinários estabelecidos na polícia comunitária, em conformidade com os direitos humanos, garantindo uma gestão de qualidade, agindo por meio de qualificação conferida pelo aproveitamento de curso superior na área de técnico de polícia ostensiva e na preservação integral da ordem pública, já que a formação em questão se destina, dentro da consistência teórica e prática, aperfeiçoar o profissional atuante em cargo inicial dentro do quadro de praças da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Em geral, o padrão de provas realizados neste tipo de concurso público se realiza conforme o seguinte: provas objetivas com questões de múltipla escolha, constando de 12 questões sobre matemática; dez sobre conhecimentos gerais; cinco questões versando sobre noções básicas de informática e mais cinco questões em cima de noções de administração pública. Além disso, há uma prova dissertativa, redação, que consiste na produção de texto conciso e na norma culta da língua portuguesa.

A outra fase de testes consiste em exames de aptidão física e nos devidos exames de saúde; testes psicológicos; análise de histórico de conduta social, da reputação do candidato e de sua idoneidade, junto de seus documentos.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários



5 comentários em “Concurso PM-SP 2018 – Seleção da Banca Organizadora

Comentários fechados.