Concurso PM-SP 2018 – Gabarito da Prova para Aluno Oficial




Fundação Vunesp libera gabarito oficial das provas do Concurso PM-SP 2018.

Recentemente, outro concurso público de alta categoria fez divulgar os seus resultados para os candidatos.

Neste caso, a banca organizadora, cuja função estava nas mãos da Fundação Vunesp, publicou os resultados registrados no gabarito da prova objetiva ministrada no processo seletivo do departamento da Polícia Militar do Estado de São Paulo, PM-SP, destinado ao preenchimento de 270 postos iniciais na função de aluno oficial dentro da Academia do Barro Branco. As provas foram realizadas no último dia 18 de novembro de 2018 e o resultado da resolução das questões já pode ser consultado aqui.


Os cadernos de provas foram ministrados nos seguintes municípios:

Na cidade de Araçatuba; de Bauru; de Campinas; de Piracicaba; de Presidente Prudente; de Ribeirão Preto; cidade de Santos; de São José do Rio Preto; de São José dos Campos; na Capital São Paulo e na cidade de Sorocaba.

Esta carreira está sendo disputada por concorrentes que possuem ensino médio completo; em idade entre 17 e 30 anos e cuja altura mínima exigida é de 1,55 metros para as mulheres e 1,60 metros para os homens.


Todos os aprovados deverão participar de curso cuja duração será de três anos e terão direito a uma remuneração no valor inicial de 3.095,88 reais. Durante o período de formação, todos os vencimentos passarão por até três reajustes, de 3.106,99 reais para 3.414,53 reais e finalmente 3.690,23 mil reais.

Outras informações sobre o concurso em questão são:

A taxa foi estipulada no valor de 130 reais, sendo que o período de inscrições se estendeu até o dia 24 de setembro de 2018, exclusivamente por meio do site da Fundação Vunesp, banca organizadora: www.vunesp.com.br. Responsável pelo processo de seleção.

Sobre as etapas deste concurso público para a função inicial de aluno oficial PM-SP, seguem as informações:

São seis fases, sendo a primeira delas a parte da seleção, na qual os concorrentes realizaram a prova objetiva, que consistiu em um caderno contendo 80 questões em múltipla escolha, ministrada no período matutino, e a prova de redação (ou discursiva), ministrada durante o período vespertino.

Todo o conteúdo programático contou com matérias de história; de filosofia; de sociologia; de geografia; de língua portuguesa; em língua inglesa ou em língua espanhola; em matemática; sobre noções básicas de administração pública e em noções básicas na área de informática.

As demais etapas deste processo seletivo abrangerão os necessários exames de aptidão física; exames de saúde e os testes psicológicos; a avaliação histórica sobre a conduta social pregressa e sobre a idoneidade de cada candidato e finaliza com a análise sobre documentos.

Sobre as atribuições do cargo de oficial, seguem as informações:

É dever de cada oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo atuar na gestão e no comando de pessoas, na análise e na administração de processos, por meio da ampla utilização dos necessários conhecimentos para a correta busca das soluções dentro dos variados e inevitáveis problemas pertinentes a todas as atividades jurídicas e às atividades administrativas para a preservação da ordem pública e para garantir a atuação da polícia ostensiva, em plena conformidade com a própria filosofia do policiamento comunitário e, sobretudo, garantindo os direitos humanos, entre outras atividades definidas na lei, por meio da conclusão e com o aproveitamento do curso de Bacharelado na área de Ciências Policiais de Segurança e de Ordem Pública, que é destinado a formar, com a solidez teórica e prática, todo profissional que se tornará ocupante do dito posto inicial de Oficial.

Paulo Henrique dos Santos

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 38 Média: 2.5]

Comentários