Concurso PM-MG 2019 – Curso de Formação de Oficiais




Interessados poderão se inscrever de 6 de fevereiro a 7 de março de 2019.

Nova oportunidade de processo seletivo para cargos públicos de grande escala está oficialmente aberta.

Trata-se do recentemente publicado documento de edital que inicia o período de inscrições para o novo concurso público, destinado ao provimento e ingresso de aspirantes ao curso de formação de oficiais, no órgão da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, a PM-MG, cuja realização se dará no próximo ano de 2019. Este processo de seleção tem por escopo o preenchimento de 120 postos de trabalho estáveis, dos quais 108 vagas estão previamente reservadas aos candidatos homens e as demais 12 vagas previamente reservadas para as candidatas mulheres.


Deste modo, toda pessoa interessada em iniciar uma carreira neste cargo deverá preencher os seguintes requisitos:

Apresentar o diploma de conclusão em curso de superior na área de direito; estar em idade entre 18 e 30 anos e possuir a altura mínima de 1,60 metros.

O período para o cadastro de inscrição se dará conforme o seguinte itinerário:


Todas as inscrições deverão ser efetuadas entre o dia 6 do mês de fevereiro e o dia 7 do mês de março de 2019, por meio do seguinte endereço eletrônico: www.policiamilitar.mg.gov.br/crs. A taxa de participação está estipulada no valor de 173 reais.

Este processo seletivo consistirá nas seguintes fases:

Inicia com a realização das provas versando em conhecimentos específicos e gerais, ou seja, a prova objetiva e a prova dissertativa (redação); seguidas pelas necessárias avaliações psicológicas; depois serão realizadas as necessárias avaliações de aptidão física militar e os demais exames que avaliam o estado de saúde, que constituem exames preliminares e complementares; o necessário exame toxicológico; a realização da prova oral e finaliza com análise sobre títulos.

Os cadernos de provas sobre conhecimentos serão ministrados no dia 7 do mês de abril de 2019, nos seguintes municípios do Estado de Minas Gerais: na capital Belo Horizonte (RMBH); cidade Juiz de Fora; cidade de Uberaba; cidade de Lavras; em Divinópolis; em Governador Valadares; em Uberlândia; em Patos de Minas; em Montes Claros; em Ipatinga; em Barbacena; na cidade de Curvelo; cidade de Teófilo Otoni; em Unaí; em Pouso Alegre; em Poços de Caldas e na cidade Sete Lagoas.

Sobre prova objetiva seguem as informações:

Consistirá em um caderno contendo um conjunto de questões, em múltipla escolha, as quais versarão sobre o seguinte conteúdo programático: em matéria de língua portuguesa; matéria de direito constitucional; matéria de direito penal militar; matéria de direito penal; matéria de direito processual penal militar; matéria de direito processual e penal; matéria de direito administrativo; matéria de legislação extravagante e em legislação institucional.

Sobre o Curso de formação para oficiais da PM-MG, seguem as informações:

O mesmo será realizado na própria Escola de Formação de Oficiais, a EFO, instituição pertencente à Academia de Polícia Militar, APM, localizada no seguinte endereço: Rua Diábase, nº 320, no bairro Prado.

Serão dois anos e seis meses de curso, em que os acadêmicos passarão pela formação, seguidos de mais seis meses em curso de “aspirantado”, cujo início está previsto para o mês agosto de 2019. Será realizado no tempo integral, dentro do chamado regime de dedicação exclusiva, junto das atividades escolares e de extraclasse depois das 18 horas, abrangendo os sábados, os domingos e também nos feriados.

Todo o concorrente a cadete terá direito, ao longo do período deste curso, a uma remuneração; ao abono de fardamento; à assistência médico-hospitalar; assistência psicológica e também odontológica, em plena conformidade com a legislação atualmente em vigor. O valor do salário base, inicial, pago a todo cadete em seu 1º ano é de R$ 5.769,42.

Vale a pena conferir.

Paulo Henrique dos Santos

Comentários