Concurso PM-AL 2018 – Edital Publicado




Oportunidades são para o cargo de Soldado Combatente.

Segundo informes da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) do estado de Alagoas, o edital do próximo concurso público da Polícia Militar de Alagoas, do ano de 2018, terá divulgação até o último dia desse mês (31 de maio), com previsão de aplicação dos exames no fim do mês de agosto. A banca definida foi divulgada em uma publicação no Diário Oficial no dia 9 de maio, e a escolhida como organizadora foi o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE), com quem a Seplag já está formalizando o contrato.

O anúncio da realização deste concurso público ocorreu na data de 4 de janeiro, junto da pretensão de realizar um concurso público também para o CB (Corpo de Bombeiros) do estado. Desde a divulgação da comissão responsável pelo certame, o concurso teve grande avanço, tendo, no último dia 13, a divulgação da data de publicação do edital.


Quer saber mais sobre o concurso da PM/AL? Acompanhe a seguir neste post.

Concurso da PM/AL: último concurso

O último concurso público realizado pela Polícia Militar de Alagoas foi realizado no ano de 2017, disponibilizando cerca de mil vagas para o cargo de Soldado Combatente, sobre a responsabilidade do Centro de Seleção de Promoção de Eventos (Cespe/UnB).

Os requisitos para os candidatos que desejavam ser selecionados para este cargo eram a conclusão do Ensino Médio, ter entre 18 e 30 anos de idade na data de inscrição e medir, no mínimo, 1,60 m de altura (para as mulheres) e 1,65 m de altura (para os homens). O salário inicial previsto para este cargo, após realizado o curso de formação, é no valor de R$ 3.522,88.


O processo seletivo constou com uma prova de 120 questões, de caráter objetivo, que cobravam conhecimentos gerais e específicos, junto da realização de uma redação.

O Concurso PM/AL 2018

Os requisitos necessários para concorrer a uma das vagas que serão ofertadas no concurso público da Polícia Militar de Alagoas, do ano de 2018 são:

  • Ter concluído o Ensino Médio ou equivalente, apresentando certificado de conclusão de curso, válido pela Secretaria da Educação ou órgão relacionado;

  • Possuir entre 18 e 30 anos de idade, quando for realizar a inscrição para o concurso;

  • Estar habilitado para conduzir veículos automotores, no mínimo, na categoria B, ou seja, possuir CNH ou carteira provisória; e

  • Possuir, no mínimo, a altura de 1,65 m para pessoas do sexo masculino e 1,60 m para pessoas do sexo feminino.

Confira a seguir as etapas deste concurso.

O concurso da Polícia Militar do estado de Alagoas é composto por quatro etapas, que são as seguintes:

  • Prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório;

  • Avaliação das condições de saúde;

  • Teste de aptidão física; e

  • Investigação social e comprovação documental.

Concurso PM/AL 2018: atribuições do soldado combatente

Após ser selecionado, o soldado deverá participar de um curso de formação integral e exclusivo, de regime de internato ou semi-internato, além de executar atividades relacionadas às suas funções. Após formado, é responsabilidade deste profissional:

  • Realizar policiamento ostensivo, de modo reservado, velado e fardado;

  • Executar assessoria aos comandantes de guarnição;

  • Ser sentinela das guardas militares;

  • Participar de operações policiais;

  • Auxiliar nos procedimentos administrativos da Polícia Militar; entre outras atribuições.

Todas suas funções devem ser realizadas com obediência à hierarquia e às leis.

Para mais informações sobre o concurso público da Polícia Militar do estado de Alagoas, aguarde a divulgação do edital, que tem previsão de ser liberado no dia 31 de maio. Portanto, fique atento às novidades do portal da CEBRASPE, do Seplag/AL e da própria Polícia Militar de Alagoas.

Felicia Lopes

Gostou deste artigo? Vote abaixo.
[Total: 40 Média: 2.6]

Concursos Relacionados

Comentários